‘O dono da fábrica’, livro para inspirar férias inesquecíveis!

Capa do livro O dono da fábrica.

As crianças estão de férias, e alguns adultos também. Um ótimo livro para te inspirar nessa época do ano é O dono da fábrica, escrito por Hebe Coimbra, com ilustrações de Lílian Teixeira.

Afinal, ir à escola, trabalhar e cumprir obrigações, definitivamente, não é tudo na vida. Na verdade, os dias de ir ao parque, à praia, à casa dos avós ou até mesmo ficar em casa de pernas pro ar são importantíssimos!

Bem, as férias são um período com vários dias voltados a esses momentos de lazer. Isso inclui leituras bem-humoradas, de ritmo ágil e finais surpreendentes, como a que estou te apresentando.

O dono da fábrica conta uma história por meio de versos divertidos e encantadores. Além disso, dá boas dicas sobre o que fazer nas férias. Quem sabe ele não te inspira também?

Afinal, quem é o tal dono da fábrica?

O livro fala sobre um empresário, dono de uma fábrica de calçados. Ele é um homem sério, bem-sucedido, rico, mandão e ocupadíssimo. Não sobra tempo nem para se coçar! Claro, ele também viaja… mas só se for a trabalho.

Quer dizer, ele é tudo isso que eu falei até ouvir um anúncio capaz de tirar sua vida dos trilhos:

“Atenção! Atenção! Foi decretado um feriado de três dias que, juntos com o sábado e o domingo, somam cinco dias pra se fazer nada!”

Que delícia, hein? Bem, o dono da fábrica não gosta nada da notícia. Em vez disso, fica em casa e começa a se questionar sobre que fazer durante esse tempo. Seu grande desafio é se ocupar de algo que não seja trabalho.

Afinal, ele não tem amigos para conversar ou jogar bola, nem ninguém com quem namorar. Puxa vida, e agora? De tanto pensar, começa a alimentar seu desejo de perder o juízo e fazer coisas como… Rá, sem spoiler!

Como foi o processo criativo do livro?

Ponteiros de relógio com os dizeres: "Era um homem muito ocupado."O dono da fábrica, página 10.

Normalmente, quando se cria uma obra, o texto é o primeiro a ficar pronto. Depois, esse texto é passado ao artista que irá ilustrá-lo. Aliás, são muitos os casos em que isso ocorre sem haver comunicação entre escritor e ilustrador.

No caso de O dono da fábrica, são usados recursos gráficos que brincam com o texto. Tudo surgiu na imaginação de Hebe Coimbra ao mesmo tempo. Para esboçar o que só existia em sua cabeça, pegou folhas de papel, cola e tesoura.

Esse trabalho rústico foi o suficiente para inspirar a artista Lílian Teixeira. O resultado foi lindão e criativo!

Hebe nasceu em 1948, em Porto Alegre (RS), morou em Niterói (RJ) e no Planalto Central. Lá, ela viu a capital brasileira se erguer no meio do nada. Atualmente, vive em Cabo Frio (RJ), pertinho da Praia do Forte. Que inveja!

Lílian é uma amante da leitura e criadora de livros, que nasceu e mora em Belo Horizonte (MG). Além de ilustradora, ela escreve. Seu talento como escritora pode ser conferido em O pai que lia pensamentos.

Depois das férias, trabalhe O dono da fábrica na escola

O livro pode ser usado como ponto de partida para atividades e discussões interessantes em sala de aula. Veja alguns questionamentos que você pode fazer.

  • Como crianças, jovens e adultos aproveitam o tempo livre no mundo em que vivemos?
  • O quanto cada um se dedica à escola, ao trabalho, à busca pelo dinheiro e ao lazer?
  • Será que o lucro é a única maneira de conseguir ter satisfação com o trabalho?
  • Qual é o problema de dedicar a vida a um trabalho automatizado e sem significado pessoal?

Se você quer levar O dono da fábrica para a biblioteca da sua escola, trabalhar em sala de aula ou levar para casa, entre em contato. Além desse, temos vários livros que mostram que brincar é assunto sério!