Papai Noel: as respostas para 7 perguntas sobre o bom velhinho

Um senhor simpático que anda em um trenó voador puxado por renas. Ele entra nas casas pela chaminé e deixa presentes embaixo da árvore de Natal ou dentro de meias. Claro, estamos falando do Papai Noel.

Como será que surgiu ele, que é um dos maiores símbolos do Natal? Bem, a verdade é que, com o passar dos anos, os elementos de várias tradições foram ficando parecidos uns com os outros.

Dessa combinação, Papai Noel passou a ser a mesma pessoa para todos. Além disso, as comemorações foram, aos poucos, misturadas ao nascimento de Cristo.

Provavelmente, você já conhecia algumas das curiosidades que eu separei aqui. Outras, provavelmente, são novidades. Continue a leitura e saiba mais!

1. Como Papai Noel consegue entregar os presentes de todo mundo?

Essa é uma das questões que mais intrigam as crianças. Afinal, como o Papai Noel dá conta de entregar os presentes de tantas pessoas no mundo inteiro em apenas uma noite? Saiba que existe, sim, uma lógica!

Com as diferenças de fuso horário, ele faz sua viagem no sentido oposto ao de rotação da Terra. Assim, ele ganha umas horinhas. Ao todo, o Papai Noel gasta cerca de cerca de 31 horas para entregar tudo.

Meio puxado né? Por isso, muitas pessoas deixam leite e bolachas para que o bom velhinho se recomponha. Para saber onde ele está, é só acompanhar o site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad).

2. Onde o Papai Noel mora?

Há aí algumas divergências. O que todo mundo sabe é que ele mora em um lugar frio. Aliás, vem daí a tradição de usar o pinheiro como símbolo do Natal.

Para os americanos, ele mora no Polo Norte, com a Mamãe Noel, as renas e os duendes, que o ajudam a fazer os brinquedos. Já os europeus acreditam que ele vive na Lapônia, uma cidade da Finlândia.

Se algum dia você estiver passeando por aquela região e quiser fazer uma visitinha, anote aí o endereço: Tähtikuja 1, 96930 Rovaniemi, Finlândia.

O local foi construído na década de 1950 como uma forma de estimular o turismo. A propósito, também é para lá que as crianças devem endereçar suas cartas.

Imagem de São Nicolau. IMagem ilustrativa texto Papai Noel.

3. Quem foi São Nicolau?

São Nicolau, ou Nicolau Taumaturgo, nasceu por volta de 280 d.C. Ele era um bispo e, por isso, até hoje, seu traje lembra muito o de um sacerdote.

Ele viveu em Mira, cidade da Ásia Menor onde hoje fica a Turquia, e era filho de uma família grega muito rica. A história conta que ele ficou órfão cedo e decidiu usar o dinheiro herdado para ajudar idosos, viúvas e crianças.

Durante a noite, Nicolau costumava deixar sacos de moedas próximo às chaminés das casas das famílias mais necessitadas.

Ele também costumava presentear as crianças em seus aniversários e, com isso, incentivar o bom comportamento. Com o tempo, passou a ser a personificação dos sentimentos de altruísmo, bondade, alegria e gratidão.

4. Por que Nicolau é considerado santo?

Até hoje, São Nicolau é considerado protetor dos órfãos, estudantes, pescadores, marinheiros e dos mercados. Além disso, é padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega.

A tradição diz que o dia de montar a árvore de Natal é 6 de dezembro. Esse é o Dia de São Nicolau e também a data da sua morte.

Ainda assim, a história é tão antiga que fica difícil dizer o que aconteceu de fato e o que foi acrescentado depois. Uma das mais famosas é que ele havia salvado três filhas de um pai que não tinha dinheiro para o dote do casamento.

Em sacos com moedas de ouro, São Nicolau doou um dote de cada vez. Ele conseguiu fazer as duas primeiras doações em segredo. Na terceira vez, foi surpreendido pelo pai das garotas, que o reconheceu.

5. Como surgiu a imagem do Papai Noel que conhecemos?

Em 1823, o escritor Clement Clarke Moore escreveu o poema Uma visita de São Nicolau, apenas para que suas filhas lessem. Mesmo assim, uma das meninas o mostrou a uma senhora que o enviou ao jornal Troy Sentinel.

São Nicolau de Thomas Nast. Imagem ilustrativa texto Papai Noel.

Nele, Papai Noel foi descrito como um senhor de barbas brancas que usava roupas vermelhas. Além disso, voava no céu em um trenó puxado por nove renas e usava a chaminé para visitar as casas.

O cartunista alemão Thomas Nast fez uma das primeiras representações em 1881, para a revista Harpers Weekly. Nela, Papai Noel tem pouca barba, não é tão rechonchudo e é baixo, como se fosse um gnomo.

Com o passar dos anos, o artista desenhou Papai Noel diversas outras vezes, modificando-o até ficar muito parecido com o que temos hoje.

Baseado nesses desenhos, no poema de Clement Moore e em Uma canção de Natal, de Charles Dickens, surgiu a campanha publicitária da Coca-Cola.

De 1931 a 1964, Haddon Sundblom desenhou o personagem com um saco de presentes, usando gorro e roupas com as cores da marca.

6. Há outras histórias de origem do Papai Noel?

Antes de São Nicolau, havia a lenda do Velho Inverno. Na antiga Europa, haviam várias celebrações que buscavam amenizar as temperaturas baixas e a escassez que tomava conta do continente.

De acordo com essa lenda, um senhor andava de casa em casa, pedindo algo para comer e beber. O velhinho garantia um inverno mais ameno a todas as famílias que ajudassem.

Esse Papai Noel não era o velhinho gordinho e simpático que conhecemos hoje. Na verdade, ele era representado como um homem magro que usava roupas escuras, em tons de marrom e verde.

Há ainda a tradição nórdica que associa Papai Noel ao deus mitológico Odin. Ele também era um idoso de barbas brancas, mas, em vez de um trenó e renas, cavalgava pelos céus em Sleipnir, seu cavalo de oito patas.

Durante as festividades do Yule, que ocorriam em torno de 21 de dezembro, as pessoas colocavam botas perto das chaminés de suas casas. Segundo a lenda, Odin deixava um presente para as crianças dentro de cada bota.

7. Afinal, de onde vem o nome “Papai Noel”?

Talvez você também conheça a forma como chamam o bom velhinho em muitos filmes, desenhos e seriados que assistimos: Santa Claus.

Essa é uma forma adaptada de Sinterklaas, a forma como São Nicolau é conhecido nos países nórdicos. Essa herança holandesa foi levada a América na época da colonização.

E aqui no Brasil? Bem, em francês antigo, “Noël” é o mesmo que “Natal”, ou melhor, dia de nascimento. Assim, “Père Noël” é algo como “Papai Natal” naquela língua.

Aliás, “Papai Natal” é a forma como o personagem é conhecido lá em Portugal. Quanta mistura, não é mesmo? Espero não ter te confundido!

Nós, do Grupo Lê, te desejamos um Feliz Natal!

Se por aí é você quem faz o papel de Papai Noel, ótimo! Saiba que poucos presentes são tão valiosos na vida de uma criança quanto um livro. Se precisar de ajuda sobre quais títulos escolher, conte com a gente. Ho ho ho!