Páscoa: veja como o espírito do renascimento se manifesta na literatura

Se eu te pedir para citar filmes, músicas ou livros sobre o Natal ou que se passam nessa época, você provavelmente se lembrará de vários: O quebra-nozes, A rena do nariz vermelho, O expresso polar e por aí vai… E quanto à Páscoa?

Mesmo que pareça uma festividade de segunda linha nas obras de ficção, ainda é possível encontrar algumas referências. Você duvida?

Para se ter uma ideia, a Páscoa está presente nas obras de autores como Shakespeare, Goethe e Tolstoi. Eles se inspiraram na data para escrever Ricardo II, Fausto e Ressurreição, respectivamente.

Como a Páscoa está presente na literatura?

A comemoração representa uma jornada simbólica, para um homem e para a humanidade. A história começa com uma traição, passa pelo sofrimento e termina em um grande triunfo. É um verdadeiro drama, não acha?

Se, por um lado, é difícil encontrar uma obra que trate especificamente do evento, por outro, é possível pensar em um conceito mais amplo de Páscoa. A origem da palavra está no hebraico “pesach”. Em português, “passagem”.

Se pensarmos no nome em inglês (“Easter”, um cognato para “leste”), a referência é ao amanhecer, o que indica o espírito de novos começos.

Assim como o simbolismo religioso da Páscoa, as ideias de renascimento e renovação são muito marcantes em algumas obras.

Por exemplo, o livro Aquilo que não se vê, de Clovis Levi, mostra como é possível renascer por meio dos sonhos altos que todos nós temos.

Pintando porta. Página do livro Aquilo que não se vê. Imagem ilustrativa texto páscoa.

Renascimento na continuação do fim da história

Aquilo que não se vê conta a trajetória de um grupo de cinco crianças, uma cadela e uma pipa (!) que vivem no sertão nordestino. Como você pode imaginar, a vida deles é marcada pelas dificuldades do dia a dia.

Logo no início, é mostrada uma foto do grupo, onde é possível sentir o tamanho do sofrimento dessas pessoas. Assim, é fácil entender por que elas sonham e lutam por uma realidade melhor.

Depois do sonho, uma realidade bem diferente acontece. No futuro, outra foto revela como seria a vida dessas pessoas em uma espécie de mundo paralelo. Com isso, é sugerido repensar a trajetória, para que ela termine de outra forma.

Ou seja, quando se chega ao fim da história, talvez não seja, de fato, o final. Isso traz a reflexão de como são inúmeras as narrativas possíveis na vida de uma pessoa, mesmo com as cenas tristes e trágicas.

Ao expor uma realidade dilacerante, o livro Aquilo que não se vê convida a uma reflexão sobre nossos sonhos e os caminhos que tomamos para alcançá-los.

Para tratar do que está além do que conseguimos ver, porém, com uma abordagem mais leve, uma sugestão é o livro infantil Margarida, de André Neves. A narrativa é uma metáfora para a vida nova que buscamos (ou deveríamos) na Páscoa.

Vacas nos balões. Página do livro Margarida. Imagem ilustrativa texto páscoa.

Vida nova que vem da coragem para mudar

Margarida conta a história de uma jovem vaca, insatisfeita com o que a vida oferece. Ela sonha em sair pelo mundo em busca da felicidade, mas, para isso, precisa ir além dos limites da fazenda onde vive.

Margarida recebe opiniões desanimadoras dos outros bichos, que só apontam os obstáculos. Um dia, ela resolve desbravar o mundo e ir de encontro ao seu destino. Essa é a “vida nova”, ou seja, a “Páscoa” de Margarida.

Como você viu, ela queria conhecer o mundo e era convencida pelos outros a permanecer na fazenda. A grande viagem de Rosita, de Brigitte Endres, propõe algo totalmente oposto a isso e, ao mesmo tempo, bem semelhante.

Como assim? Margarida e Rosita são personagens que querem ir atrás do paraíso, mas aqueles que pensam de forma diferente tentam desanimá-las.

Porquinha e homem dormindo. Página do livro A grande viagem de Rosita. Imagem ilustrativa texto páscoa.

Renovação que vem quando menos se espera

A grande viagem de Rosita conta a história de uma porquinha que é constantemente incentivada a fazer “a grande viagem”, algo misterioso de que todos falam. Ela, no entanto, é feliz e prefere continuar onde está.

Todos vivem a repreendendo, até que um dia ela conhece um músico de rua, com quem sai em uma viagem emocionante. Viu só como “renovação” e “renascimento” têm significados diferentes para cada pessoa?


Livros que trazem o espírito da Páscoa

Com certeza, dar e receber ovos de chocolate na Páscoa é tudo de bom. No entanto, não pare por aí! A seguir, confira essas e outras sugestões de livros que selecionamos para te ajudar a entrar no verdadeiro espírito da data.

Livro Para o Seu Almeida, com um abraço!

Para o Seu Almeida, com um abraço!

O Seu Almeida é um grande arruaceiro e sem educação: joga bituca de cigarro em qualquer lugar, é impaciente com as crianças, grita com a mulher… Mas isso pode mudar a partir do dia em que ele conhece as impagáveis meninas – Noemi, Valéria e Yasmim -, que põem em ação um plano memorável.

Livro Três formigas amigas

Três formigas amigas

Três formigas resolveram abandonar a vida monótona e ditatorial do formigueiro para buscar novas emoções. Depois de uma longa viagem, divertida e perigosa, chegaram a uma praia. E aí começaram uma nova vida, acreditando na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

Livro Aquilo que não se vê

Aquilo que não se vê

Ambientado no sertão nordestino, o livro narra a trajetória de algumas pessoas e seres marcados pelas dificuldades cotidianas. No retrato inicial desse grupo, o leitor sente todas as mazelas e entende porque os personagens sonham e lutam por um futuro melhor. Depois do sonho, da realidade e do tempo decorrido, uma foto hipotética revela como estariam aqueles personagens e acena para possibilidade de se pensar que a história referida pode terminar de outra maneira…

Livro Margarida

Margarida

Conhecer o mundo era tudo que a vaca Margarida queria, e as opiniões acerca de seu sonho eram as mais diversas e desanimadoras. Até que, seguindo os conselhos de um sábio jabuti chamado Aurélio, ela foi ao encontro de seu destino. Escrito com apurada linguagem poética, Margarida é um conto maravilhoso, metafórico ou simbólico, sobre os sonhos e as escolhas de cada um, e os caminhos percorridos para torná-los viáveis. Uma história para se ler com o coração.

A grande viagem de Rosita

A grande viagem de Rosita

Rosita é uma porquinha muito especial. Ela canta e dança, joga o bumbum e o rabinho de molinha para cima e vira cambalhotas. O fazendeiro fica bravo porque ela, de tanto se exercitar, nunca engorda. Com isso, não pode fazer a grande viagem misteriosa sobre a qual todos os bichos falam. Mas um dia Rosita conhece Fino, o rei das ruas, que a leva para uma viagem emocionante!