Sem dúvida, educar é uma das tarefas mais nobres e importantes que existem. E a Pedagogia é a área do conhecimento dedicada à educação, ou seja, ao estudo das várias formas de ensino e de aprendizagem.
Trata-se de uma área centrada no desenvolvimento humano por meio de didáticas, metodologias e psicologias. Dessa maneira, os profissionais desempenham uma função social, emocional e filosófica.
Hoje, 20 de maio, é dia deles, Dia do Pedagogo, uma lembrança para todos nós valorizarmos aqueles que lutam pela democratização da educação.
Antes de prosseguirmos, vale observar que, ao longo deste texto, usamos a palavra “pedagogo” (assim, no masculino). No entanto, sabemos que 80% do corpo docente das escolas 80% do corpo docente das escolas é formado por mulheres. A propósito, isso também é algo digno de discussão, você não acha?
Importância na formação humana
A formação cidadã plena envolve os conceitos de direitos, deveres, responsabilidade e ética. Por isso, a Pedagogia visa tocar a vida das crianças e dos adolescentes, para que sejam agentes de mudança no meio onde vivem.
Isso exige que haja muita sensibilidade por parte dos pedagogos. Portanto, é necessário que eles entendam a fundo as características e as dificuldades da vida dos estudantes com quem trabalham.
Além disso, a boa educação leva a uma formação profissional de qualidade. Por isso, os pedagogos devem estar sempre atentos às exigências do mercado de trabalho, que também está em constante mutação.
Sendo assim, a figura do pedagogo é fundamental para a constituição da nossa sociedade. Pense em como nas mãos dele está a formação de futuros médicos, advogados, engenheiros, políticos…
Afinal, a classe faz parte de um período de desenvolvimento muito especial para as gerações presentes e do futuro.
Quando pensamos nos responsáveis por isso, é comum fazermos uma associação (merecida) ao professor, que está diariamente em sala de aula.
No entanto, um ensino de qualidade exige que diversos colaboradores deem suporte à escola, aos professores e aos alunos. Até mesmo as pessoas menos lembradas do corpo docente fazem a diferença.
Formação em Pedagogia e campos de atuação
O curso de Pedagogia está entre as dez formações superiores mais procuradas do Brasil. E, se considerarmos apenas a modalidade de Ensino a Distância (EAD), é a maior.
O número de pessoas que ingressam e concluem o curso também aumenta a cada ano. Para um país com tantos jovens como o Brasil, isso é ótimo.
Por mais que muitas profissões entrem em desuso ou se transformem em outras, a Pedagogia nunca deixará de ter espaço no mercado de trabalho.
Os pedagogos planejam, executam e coordenam projetos e serviços relacionados ao ensino, mas não apenas isso. Confira algumas funções que eles podem exercer:
- Professor
- Orientador
- Diretor
- Supervisor
- Gestor escolar
- Pesquisador
- Assessor pedagógico
- Pedagogo social
- Consultor pedagógico
Claro, os nomes desses cargos podem variar de um lugar para o outro. Também é comum que um mesmo profissional acumule algumas dessas atribuições
Por exemplo, um pedagogo pode dar aulas para crianças até o 5º ano do ensino fundamental. No caso de ausência do professor do ensino médio, ele também está autorizado a substituí-lo.
Atualização constante
“Zona de conforto” é algo que praticamente não existe entre os pedagogos. Assim como toda a sociedade, a categoria está em constante evolução.
A Pedagogia precisa se manter atual, inovadora e relevante. Frequentemente, os profissionais da área desenvolvem livros e outros materiais de apoio didático, além de pesquisas técnico-científicas. Assim, é possível conhecer quais são as metodologias e estratégias que funcionam melhor para a aprendizagem.
Esse trabalho é feito e refeito constantemente, sempre na busca de excelência no ensino. É isso que possibilita lidar com os novos desafios que vão aparecendo.
Por exemplo, uma discussão que vem ganhando corpo é a da necessidade de incorporar questões raciais, religiosas e de gênero.
Podemos falar também sobre a presença da tecnologia ao dia a dia dos estudantes. Quem não se lembra dos três anos de pandemia? As aulas on-line foram algo que pegou todo mundo de surpresa e ainda hoje passa por adaptações.
Além da rotina das escolas
Boa parte do foco da Pedagogia está na primeira infância: a alfabetização, o desenvolvimento e os conhecimentos a serem ministrados para crianças até cinco anos de idade.
Ainda assim, há também a preocupação com a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Essa é uma modalidade de ensino que visa dar mais dignidade àqueles que tiveram de deixar os estudos quando mais novos.
Na verdade, o aconselhamento feito pelos pedagogos é direcionado não apenas aos estudantes, mas a toda a comunidade escolar.
Além disso, muitas empresas têm pedagogos em seu corpo de funcionários, onde trabalham na gestão de pessoal e desenvolvem treinamentos. A chamada “Pedagogia Corporativa” é aplicada com o objetivo de mudar o comportamento dos colaboradores.
Outra atuação importante é na educação de pessoas com necessidades especiais. Entre aqueles que precisam de cuidados diferenciados estão pessoas com dislexia, autismo, TDAH, deficientes auditivos e visuais. Há ainda os que trabalham com crianças e jovens que estão internados em hospitais.
Necessidade de valorização da profissão
Com a convivência cada vez menor com a família, alguns valores essenciais acabam não sendo absorvidos pelos jovens. Inconscientemente, muitos pedagogos acabam aumentando sua responsabilidade para suprir essa falta.
Por isso, é preciso criar alternativas e debater sobre o que pode ser feito para que a família não sobrecarregue a escola e vice-versa. Também é importante delimitar até onde pode ir a influência de cada uma dessas instituições.
Dessa forma, as escolas e as famílias devem ter canais de comunicação, para que sempre estejam abertas e receptivas umas às outras. Claro, essa parceria deve ser sempre regrada pelo respeito.
Os bons profissionais dessa área devem ser, ao mesmo tempo, pacientes, criativos, empáticos e instigantes. Desafiador, não é mesmo?
Infelizmente, é comum que não sejam remunerados de acordo com sua importância. Mesmo assim, vemos alguns fazerem “milagres” com poucos recursos e em condições ruins de trabalho.
Por isso, o Dia do Pedagogo é também uma oportunidade para discussão sobre as políticas públicas relacionadas à educação.
Conheça o Portal do Educador do Grupo Lê!
Você sabe quais são as vantagens exclusivas do Portal do Educador do Grupo Editorial Lê? Nesse espaço on-line, você tem acesso a:
- Cursos de formação sobre o trabalho com Literatura na escola, com certificado de participação.
- Livros publicados pelo Grupo Lê na íntegra, em versão digital.
- Manuais do professor, com atividades complementares.
- Cupom de 20% de desconto em todas as compras na loja le.com.br.
O Portal do Educador é uma das nossas formas de valorização de quem se dedica à Pedagogia, à Literatura e ao futuro dos nossos jovens e crianças. Cadastre-se!