Eis o cenário onde se dá o mistério de Plano de ataque: a cidade de Tabapiranga, há anos, tem índices de violência baixíssimos. Tanto que muitas casas têm muros baixos e outras dormem com os portões abertos.
Boa parte dessa calmaria se deve à queda no consumo e no comércio de drogas na região do Vale do Iraú.
Com o enfraquecimento do comércio de entorpecentes, algumas organizações criminosas acabam abandonando a região e outras desaparecem. Apenas a Falange Nova resiste, e agora quer reocupar o território.
Para isso, todos os obstáculos devem ser eliminados. O maior deles é a professora Odete Evangelista. Além de dar aulas no Colégio Ateneu de Tabapiranga, ela lidera um projeto voluntário de prevenção ao uso de drogas.
Como o projeto social da professora cresceu?
No início, a iniciativa O Vale Contra as Drogas consistia em encontros em uma das salas do colégio. Periodicamente, a professora Odete se reunia com os estudantes adolescentes para conversas francas, sem moralismos.
Eles falavam sobre o processo de vício em substâncias psicoativas e suas consequências. De forma realista, os jovens eram alertados sobre os riscos que corriam antes mesmo de surgir qualquer vontade de experimentá-las.
Com o tempo, outras pessoas se juntaram e o projeto passou a incluir encontros com policiais e promotores de Justiça. Eles explicavam aos alunos a relação direta entre consumo de drogas e criminalidade.
Afinal, quando alguém paga por uma droga ilícita, está financiando a violência da qual um dia pode vir a ser vítima. O projeto fez tanto sucesso que se expandiu para outras cidades do Vale do Iraú e virou referência sobre o tema.
É bom mencionar que a professora Odete foi casada com um homem rico que lhe deixou uma boa herança. Isso dá credibilidade ao escândalo que irá explodir, já que poderiam pairar dúvidas caso Odete fosse pobre…
Qual é o mistério a ser desvendado em Plano de ataque?
Estamos nos aproximando da Festa do Milho, uma tradição que celebra a produção agrícola do Vale do Iraú. Em meio ao agito dos preparativos, Odete é presa, ironicamente, acusada de associação ao tráfico de drogas.
O fato gera a comoção de todos, inclusive dos seus alunos Lara e Felipe, que testemunham o momento da prisão. Inconformados, os dois percebem que caberá a eles entrar de corpo e alma em uma investigação.
Lara é filha do homem mais poderoso da região. Devido ao temperamento forte, os colegas a chamam de “Limãozinho”, mas ela faz pouco caso do bullying.
Já Felipe é filho da inspetora de polícia Eliana Lobato. O chefe de Eliana é o delegado Zezinho, que parece empenhado em manter Odete atrás das grades.
Lara e Felipe estão insatisfeitos diante da inércia por parte da polícia. Eles suspeitam que, mais do que um mal-entendido, a acusação contra a professora é parte de um plano maior.
Por isso, os dois querem não só libertá-la, mas salvar a reputação do projeto que ela construiu. Na busca pela verdade, deparam-se com um emaranhado de pistas que levam a uma trama sinistra e perigosa.
Plano de ataque é parte da série O vale dos mistérios
Atualmente, Luis Eduardo Matta é um dos expoentes da literatura de mistério e suspense no Brasil. Somam-se 30 títulos desde que iniciou sua carreira literária em 1993, aos 18 anos.
Além de escrever, ele dá palestras em feiras e outros eventos de escolas de todo o Brasil. Inclusive, a Escola Municipal Professor Fábio César Pacífico, do Rio de Janeiro, homenageou o autor ao dar seu nome a uma sala de leitura.
As histórias da série policial juvenil O vale dos mistérios são ambientadas no interior do Brasil. O Vale do Iraú é uma região fictícia, mas tem mapa e tudo e poderia existir de verdade em qualquer rincão do País.
Para criá-la, o autor se inspirou na atmosfera rural, onde passou vários anos de sua vida. Plano de ataque é o segundo volume da série O vale dos mistérios. O primeiro é Passageira 45, do qual já falamos aqui.
No vídeo abaixo, ele fala sobre os livros dessa série tão rica em detalhes. Também nos conta como enxerga o gênero thriller como potencial formador de leitores nas escolas brasileiras.
Luis Eduardo Matta dedica o livro a todos os professores do Brasil, “guerreiros incansáveis na promoção do conhecimento”. Também manda “um abraço fraterno” àqueles que padecem com o vício nas drogas.
Leia Plano de ataque na íntegra
Quer ler Plano de ataque, Passageira 45 e outros títulos do Grupo Lê em versão digital para uma avaliação detalhada antes de adotar em sua escola? Cadastre-se no Portal do Educador e tenha acesso a essa e outras vantagens!