Trabalhar poesia na escola é valioso. Conheça 7 vantagens

Você sabia que hoje, 21 de março, é Dia Mundial da Poesia? Essa forma de expressão tem um poder enorme no desenvolvimento pleno das crianças. Confira aqui algumas razões para trabalhar poesia na escola.

Muitos educadores acreditam que a poesia em sala de aula não é tão atraente quanto a prosa, o desenho ou a música. Então, já começo aqui com uma pergunta: o que as crianças mais gostam de fazer na vida?

Se você respondeu “brincar”, pense no que é a poesia, senão uma brincadeira com as palavras. Assim como os blocos de montar, são várias as combinações possíveis.

Menina falando, com fundo amarelo. Imagem ilustrativa texto trabalhar literatura na escola.

Desde cedo, os bebês já apreciam as melodias das vozes dos adultos e, assim que aprendem a falar, começam a brincar com os sons. Eles criam expressões novas, e a imaginação traz outros significados e intenções para as palavras.

Por que trabalhar poesia na escola?

Abaixo, você verá alguns benefícios para estudantes de todas as idades quando a escola inclui a poesia em seu plano de ensino.

1. Ajuda a assimilar a língua

Você já deve imaginar que a poesia contribui para o desenvolvimento da linguagem, tanto falada como escrita. Afinal, ela usa e abusa das figuras de linguagem, sobretudo, as metáforas.

Assim, ela explora essa área tão rica do Português. Lendo e ouvindo, as crianças vão assimilando as figuras de linguagem naturalmente e, aos poucos, aprendem que as possibilidades são infinitas.

2. Incentiva o gosto pela leitura

Quer elas gostem ou não, as crianças já precisam ler muitas coisas que os pais e a escola mandam. Obviamente, isso torna mais difícil que elas procurem outros tipos de leituras por vontade própria.

Ainda assim, a beleza expressa na poesia apresenta a leitura como algo agradável. Há estudos que apontam que ela tem mais força em tratamentos do que os livros de autoajuda.

3. Exercita a imaginação e a criatividade

As pessoas, os lugares, os objetos, as emoções e os sentimentos podem ser representados de inúmeras maneiras. Ao fazer relações entre o simbólico e o mundo real, as crianças desenvolvem sua sensibilidade estética.

Trabalhar poesia na escola é uma excelente forma de estimular a imaginação e a criatividade. Além disso, elas se tornam capazes de interpretar o mundo ao redor com mais facilidade.

4. Desenvolve a percepção sensorial

Livro de poesia sobre um caderno. Imagem ilustrativa texto trabalhar poesia na escola.

Uma poesia pode ser estruturada de diversas formas. Algumas das mais populares são a trova, o soneto e o haicai. Em todas elas, a disposição das palavras é explorada de maneira interessante no papel.

Com isso, fica claro que os significados das palavras vão além daquilo que lemos ou escutamos. Ou seja, as palavras têm mais a dizer do que seu significado semântico.

5. Estimula o interesse pela música

Para que uma leitura tenha sentido, é preciso respeitar a cadência, a respiração, as pausas… Isso dá ritmo à leitura, além de contribuir para a percepção melódica.

Assim, a sensibilidade musical pode ser estimulada. Aliás, o contrário também ocorre: apresentar canções com boas letras às crianças faz com que elas se interessem mais pelas diversas formas poéticas.

6. Fortalece a memória

Bem, você acabou de ver como a música e a poesia estão intimamente ligadas. No caso da poesia para o público infantil, a preocupação com a sonoridade costuma ser ainda maior.

Pensando nisso, ela costuma ser cheia de rimas e repetições, o que facilita bastante a memorização do texto. Ah sim, isso é possível ainda que as crianças não entendam completamente seu significado.

7. Favorece uma expressão mais eficaz

É bom conseguir se expressar adequadamente e ter a certeza de que passamos nossa mensagem da forma que desejamos, não é? Pois ao ler em voz alta, a entonação e a acentuação precisam ser respeitadas.

A boa oratória é uma habilidade necessária em vários campos da vida: para a comunicação, apresentar ideias ou falar em público. Tudo isso sem contar que a poesia contribui para a inteligência emocional e fortalece os laços afetivos.

Não deixe de trabalhar poesia na escola!

Redes Grupo Editorial Lê.

Você acha importante trabalhar poesia na escola? Siga as redes sociais da Lê! Nós também acreditamos na força da literatura e da educação como ferramentas para construir para o futuro das nossas crianças e jovens.