Aprender outro idioma desde cedo só traz benefícios. Conheça 7 deles

O conhecimento de uma língua estrangeira abre portas que, talvez, você nem sabe que existam. Neste post, veja quais são as principais vantagens de aprender outro idioma ainda na infância.

Não é segredo que tudo que se aprende enquanto o cérebro está em formação fica melhor fixado. E a cabeça da criança não é tão lotada de informações como a de um adulto.

Por isso, ela tem mais facilidade e disposição para absorver novos conhecimentos. Quanto antes o idioma estrangeiro for introduzido, mais fácil será a assimilação e maiores os benefícios. Quer conhecer alguns? Let’s go!

1. Desenvolve a inteligência cognitiva

Menina no colo de mulher, usando notebook. Imagem ilustrativa texto resoluções para 2022.

Aprender outro idioma é uma boa forma de exercitar o cérebro. Isso estimula o desenvolvimento do raciocínio, da concentração e da criatividade. Na verdade, toda a formação das crianças é influenciada.

Para isso, a decodificação da outra língua precisa ser automática. Ou seja, em vez de pensar em Português para depois traduzir, é preciso que o próprio pensamento já comece em outro idioma. Isso dá agilidade ao pensamento.

2. Ajuda no aprendizado de outras matérias

Muitos pais acreditam que, como a criança ainda nem sabe usar o Português perfeitamente, a língua estrangeira pode atrapalhar outros aprendizados. Por incrível que pareça, o que acontece é justamente o contrário.

Aprender outro idioma facilita a assimilação e a tradução imediata de vários códigos, como as regras do Português e as fórmulas da Matemática. Saiba ainda que não há risco de que a criança misture os idiomas.

3. Proporciona a boa pronúncia

Algumas das características mais notáveis que uma criança tem são a naturalidade e a espontaneidade. Isso dá a ela uma capacidade única de falar livremente, sem medo de errar ou passar vergonha.

Se a língua estrangeira for inserida quando ainda se está aprendendo a falar, a pronúncia acaba muito semelhante à de um nativo. Um adulto, por outro lado, costuma ter a fala carregada no sotaque, cheia de vícios e maneirismos.

4. Insere o indivíduo no mundo globalizado

Nosso mundo está cada vez mais conectado, digitalmente e fisicamente. Para que todos consigam se comunicar bem, é necessário que exista uma língua que seja compreendida em qualquer canto do planeta.

Silhueta do Big Ben em Londres, ao pôr do sol. Imagem ilustrativa texto aprender outro idioma.

Em quase todos os planos de ensino, aprender outro idioma envolve o conhecimento sobre culturas de vários países. Além de proporcionar um aprendizado memorável, isso amplia a visão de mundo.

5. Prepara para o mercado de trabalho

Como você já deve ter percebido, o mercado de trabalho tem ficado cada dia mais concorrido. Saiba que, nesse cenário, a pessoa que tem no currículo o conhecimento de uma língua estrangeira se destaca.

O diferencial existe até mesmo em empresas sem qualquer envolvimento com atividades internacionais, de tradução, de turismo ou de ensino. Aliás, estudos mostram que o salário também costuma ser mais alto.

6. Amplia a capacidade de socialização

Para que o aprendizado ocorra naturalmente, são necessários contextos com os quais a criança se identifique. Assim como ocorre em várias disciplinas, o ensino é mais eficaz com dinâmicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias.

Dessa forma, o aprendizado passa a fazer mais sentido. A fluência e capacidade de articulação adquiridas trazem autoconfiança. Além disso, afastam a timidez e dão abertura para que surjam outras habilidades.

7. Abre o leque para outras línguas

Há alguns anos, quando se falava na importância de aprender outro idioma, praticamente, só se ouvia falar do Inglês. Claro, ainda é a língua com mais força no mundo, mas, perceba que, aos poucos, a cultura vem mudando.

Nos últimos anos, outras línguas têm crescido em relevância. Basta observar o espaço que os filmes, os seriados e a música oriental vêm ganhando. Quem não perceber isso a tempo pode ficar para trás!

Aprender outro idioma pode começar agora mesmo!

Antes de nos despedirmos, não se esqueça de algo que é muito importante: para que o aprendizado seja o melhor possível, não exija da criança da mesma se faz com pessoas de idades mais avançada, ok?

Redes Grupo Editorial Lê.

E você, entende a importância de aprender outro idioma? Acompanhe a Lê nas redes sociais. Aqui, sempre há um conteúdo novo quem pensa no futuro das nossas crianças e jovens. Bye!