Volta às aulas pede reflexões importantes. Veja algumas das principais

Menino no colo usando máscara. Imagem ilustrativa texto volta às aulas.

Está quase na hora de começar mais um ano letivo cheio de desafios. Será que sua escola, sua rede de ensino e a Secretaria de Educação fizeram os questionamentos para a melhor volta às aulas possível?

A escola já deixou de ser vista como um mero lugar para transmissão de conteúdo há muitos anos. Mais do que isso, é um local de acolhimento e cuidado com a saúde física e mental de todos.

Você, que trabalha com a educação de crianças e jovens, também desempenha um papel que está em constante mudança. A sua parceria e a sua presença têm se mostrado cada vez mais essenciais.

Também não é segredo que o preparo é o que mais faz a diferença para um trabalho bem-feito. A pandemia convida a algumas reflexões extras. Confira a seguir.

1. Medidas de segurança para a volta às aulas

Pense se foram tomados todos os cuidados com a segurança, saúde e bem-estar de todos. Isso significa mais do que fazer a higienização constante e o distanciamento entre as carteiras na sala de aula.

É necessário também que o pátio, a biblioteca, as secretarias e os demais ambientes sejam organizados para manter o isolamento.

Além disso, é importante saber se há materiais de proteção individual e coletiva suficientes. Entre os mais básicos estão os aparelhos para medição de temperatura e frascos de álcool em gel em todos os ambientes.

Senhor trabalhando. Imagem ilustrativa texto volta às aulas.

Todas as pessoas que pertencem a grupos de risco devem ser protegidas. Aqui, estão inclusas aquelas que têm diabetes, hipertensão, asma, doenças pulmonares, fumantes, gestantes e maiores de 60 anos.

Continue lembrando aos alunos sobre a importância de permanecer de máscara durante todo o período de aula. Mostrar preparo transmitirá a todos a segurança de que o trabalho realizado neste ano será bem feito.

2. Assimilação dos novos rumos da educação

Existe algo positivo que veio com a pandemia? Por incrível que pareça, sim. As adversidades aceleraram o surgimento de oportunidades e a disseminação de novos modelos educacionais. Sim, é preciso se reinventar constantemente!

Esses modelos devem ser mais conectados com nossos jovens e crianças, que praticamente nasceram acessando a Internet. Isso requer o desenvolvimento de novas habilidades e até mesmo profissões que ainda não conhecemos.

Semelhante ao que acontece em outros segmentos, é necessário se preocupar e investir em inovação. A tecnologia, antes vista como uma ferramenta complementar, vem tomando um protagonismo crescente no ensino.

Vale lembrar que, a essa altura, as inovações já passaram pela prova de eficácia. Por isso, esteja ciente de que elas continuarão sendo parte de nossas vidas, mesmo no mundo pós-pandemia.

3. Sentimento de pertencimento de todos

Algo que também cresceu foi o papel humano da escola junto aos funcionários, alunos e suas famílias. Então, pense como a transparência e a postura acolhedora da sua instituição fortalecem os vínculos e estreitam as relações.

É importante que todos os envolvidos na vida escolar se sintam valorizados e respeitados. Não se esqueça da empatia que é necessária para lidar com as incertezas que ainda persistem.

Jarra e pessoas em live no notebook. Imagem ilustrativa texto volta às aulas.

Crie oportunidades para que todos troquem experiências sobre como foram as férias. Para evitar aglomerações, programe reuniões on-line ou lives para apresentar as expectativas e as medidas que serão tomadas na volta às aulas.

Dê a oportunidade para que todos se expressem e deixe aberta a possibilidade para encontros futuros. É fundamental que as famílias vejam a escola como uma aliada no cuidado com os filhos.

Além disso, verifique se todos os professores, educadores e demais funcionários conhecem o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Todas as decisões ao longo do ano devem ser feitas com essas diretrizes em mente.

4. Investimento necessário para a volta às aulas

Pense se já possui todos os livros e materiais didáticos necessários e se garante suporte presencial, online e híbrido para os alunos.

Iniciativas públicas, como o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) distribuem livros para as escolas públicas do Brasil inteiro. Ao participar de políticas como essa, você investe no fortalecimento do aprendizado.

Como você deve ter percebido, a nova educação deve ter foco não apenas no desenvolvimento cognitivo. Cada vez mais, os alunos precisam se desenvolver em termos digitais, criativos e socioemocionais.

Claro, cada escola tem uma realidade diferente. Ainda assim, é importante buscar fazer o melhor com o pessoal e os recursos que você dispõe.

Se precisar de ajuda para selecionar os livros mais alinhados com a visão da sua escola, entre em contato. Nessa volta às aulas, conte com a nossa colaboração e continue a cumprindo com sua missão, que é tão nobre!