Walter Lara faz praticamente uma pintura em cada página ilustrada

Cavalo bebendo água no poço O artesão, página 11. Imagem ilustrativa texto Walter Lara.

Artista plástico e ilustrador, Walter Lara possui sensibilidade no olhar. Em quase todas as suas obras, é nítida a sua admiração especial pelo mundo dos animais.

Na Europa, onde viveu, estudou e pesquisou de perto os mestres da pintura em museus. Atualmente, são os seus próprios trabalhos que estão expostos dentro e fora do Brasil, em coleções pessoais e exposições permanentes.

Além de museus de Ciências Naturais e áreas de preservação ambiental, seus desenhos apareceram em charges para O Pasquim. Mais tarde, a paixão pela literatura falou mais alto e passou a dedicar-se a eles.

“A aquarela me dá transparência e me dá uma textura que parece com a pintura”, diz. Nesse sentido, o artista conta que faz na ilustração literária o que faria na pintura, mas com a liberdade que só a fantasia infantil proporciona.

Caminho na ilustração infantil

Walter Lara.

Nascido em 1952, em Betim (MG), Walter Lara desenha desde pequeno. Quando era menino, adorava folhear as histórias em quadrinhos. “Eu tinha a convicção de que não saberia fazer outra coisa a não ser desenhar”, declara.

As tirinhas com situações apresentadas em duas ou três cenas, sem qualquer palavra, atraiam o seu interesse. Anos depois, esse tipo de narrativa o inspirou a criar livros de histórias lindíssimas, contadas só com ilustrações.

O pesquisador, escritor, cordelista e violeiro Fábio Sombra, com quem Walter Lara já fez algumas parcerias, escreve:

“Aí reside o encanto de um bom livro de imagens: fazer o pensamento correr em busca dos enredos possíveis e das alternativas várias. É o tornar-se poeta para dar ainda mais vida à poesia ilustrada. E nisso o Walter é um artista de primeira linha.”

Algumas das obras que ilustrou receberam o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Além disso, foi finalista de um Prêmio Jabuti e esteve na Feira de Bolonha.

Atualmente, vive uma vida simples e tranquila em Santa Luzia, nos arredores de Belo Horizonte. Trabalha com papel 100% algodão, aquarela, e ainda tem uma particularidade: sem música, não consegue se concentrar para trabalhar.

Segundo ele, “a música abre todas as portas da percepção”. Confira a matéria com o autor no quadro Achamos em Minas, do programa Balanço Geral.

Obras ilustradas por Walter Lara

Seu traço delicado pode ser visto nos livros infantojuvenis abaixo.

Capa do livro A história de Inês de Castro.
Livro A lenda dos dinossauros.
A princesa que não ria.
Capa do livro Dona feia.
Capa do livro João Valente.
Ludmila e os doze meses.
Capa do livro Meninos da planície.
Taya e o espelho da Baba Yaga.
Capa do livro Vladimir e o navio voador.

O artista também tem trabalhos totalmente autorais, como os citados a seguir.

O artesão.

O artesão

Um artesão aproveita um tronco caído para fazer uma viola. Os animais acompanham o trabalho, que é feito com determinação. Depois de pronta, sua obra se transforma em um instrumento de multiplicação da arte e dos sonhos.

A estreia de Walter Lara como autor esteve entre os “30 Melhores Livros Infantis do Ano”, da Revista Crescer. Os mínimos detalhes da história, contada só com imagens, nos envolve em um clima de lirismo e realismo mágico.

Livro Como nascem os pássaros azuis.

Como nascem os pássaros azuis

Nesse outro livro de imagens, o autor nos apresenta a história de um menino desenhista. Apaixonado pelos pássaros, ele os desenha em uma grande folha em branco. Acompanhado de seu amigo cachorro, vai dar uma volta.

Os pássaros desenhados vão se transformando por meio do pincel, da tinta e da sensibilidade do menino. Eles vão tomando vida e mergulham no pote de tinta azul. Em pouco tempo, saem a voar em um tom sobre tom no azul do céu.

Capa do livro Na biblioteca da rua direita.

Na biblioteca da Rua Direita

Declaração da narradora e poeta Neusa Sorrenti sobre a obra: “Walter Lara nos convida a refletir sobre a leveza das relações amorosas, a força da família e sobre o papel do adulto como iluminador no encontro entre texto e leitor.”

Nessa história, o autor inaugura sua “galeria de palavras”. Neusa diz que elas são “pintadas com os mais belos tons, na medida certa da emoção. Texto e imagem seguem de braços dados, como um casal de namorados.”

Conheça mais do trabalho de Walter Lara e outros talentos da Lê

Catálogo 2022

O catálogo do Grupo Editorial Lê é repleto de grandes talentos das palavras e das imagens, como Walter Lara. Leve o melhor da literatura para sua biblioteca, para a sala de aula ou para casa. Entre em contato!