Neusa Sorrenti e o encantamento da poesia para crianças

“Onde está o livro, lá estou eu…” São palavras de Neusa Sorrenti, uma das maiores narradoras e poetas infantojuvenis do Brasil. A autora é a prova de como é amplo esse campo da literatura.

São mais de 40 publicações, incluindo prosa, poesia e imagem, além de uma obra teórica sobre poesia aplicada em sala de aula. Algumas foram adaptadas para o teatro e outras receberam reconhecimentos importantes.

Entre eles: Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), selo Altamente Recomendável e Prêmio 30 anos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

A autora declara: “Escrever para crianças é muito prazeroso, mas exige um ouvido bem afinado para perceber as cantigas do coração infantil, que apresentam, naturalmente, ritmos diferentes daqueles do adulto.”

Criação de Neusa Sorrenti foi importante para sua trajetória

Desenho de Neusa Sorrenti tocando violão, com pássaro cantando.

Neta de italianos, ela nasceu no Brasil, mais precisamente, em uma cidade do interior de Minas Gerais, chamada Itaguara. Sua infância foi embalada pelo vozerio da parentalha italiana.

Os pais misturavam luas e estrelas, dando asas para suas brincadeiras de teatro, circo e cantoria, além de quase todas as suas perguntas embaraçosas.

Seu pai tinha sempre à disposição um velho baú, cheio de esperanças. A mãe era confeiteira e fazia seus os versos de Adélia Prado: “Achava estudo a coisa mais fina do mundo.”

Foi a vontade de estudar que a motivou a se mudar para a cidade grande aos 14 anos. Mesmo surpresos, os pais a apoiaram.

Em Belo Horizonte, graduou-se em Letras e Biblioteconomia. Especializou-se em Literatura Infantil e Juvenil e fez mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa.

Lecionou por quase 20 anos para o ensino fundamental e, depois, para cursos de graduação e pós-graduação. Na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, trabalhou no Setor de Biblioteca e Vídeo-Escola.

De acordo com o colega Antonio Barreto, “com magia, leveza e poesia a autora passa o anel no dedo do leitor”. Confira algumas das principais obras da autora.

Capa do livro 1, 2, 3: cada um tem sua vez

1, 2, 3: cada um tem sua vez

Uma galinha tem três pintinhos. Com o passar do tempo, ela percebe que cada um mostra sua vocação, e é preciso respeitar essas escolhas.

No decorrer da história, acompanhamos os sentimentos dessa Mamãe Galinha e sua atitude em relação ao crescimento dos filhotes.

Livro Marcado para bater.

Marcado para bater

Desde pequeno, um menino derrubava bancas de verduras, atropelava placas, quebrava ovos da prateleira do mercado… até descobrir o talento no futebol.

Neusa Sorrenti se inspirou nas traquinagens dos netos, com quem reaprendeu as delícias da infância, e que deixam seu coração “marcado” de alegria.

O encantador de pirilampos.

O encantador de pirilampos

Contada por três narradores, no livro, “beladormecem” histórias de solidão de um menino, noites chorosas e antigas amizades.

“Seus olhos de leitor vão despertá-las e juntá-las carinhosamente às esperanças daquele velho baú. Porque a vida também gosta de brincar de final feliz.”

Livro Pardal na cozinha.

Pardal na cozinha

A autora é uma amante dos pássaros: “Quando não são personagens de minhas histórias, são coadjuvantes, enfeitam os cenários. Ou viram poemas.”

Nesse livro, a cadência, a rima e a melodia dos versos de Neusa Sorrenti contam o susto de um pardalzinho que se depara com um suposto gigante.

Livro Um casório na lua.

Um casório na Lua

Aqui, Neusa Sorrenti usa o ponto de vista da criança para falar de um tema-tabu: o cotidiano de uma família que convive com o mal de Alzheimer.

Para isso, juntou vivências, comentários e leituras. A autora misturou aceitação e saudade, temperada com a mágica leveza que permeia o universo infantil.

Livro Sabiá consolador.

Sabiá consolador

Com ritmo e rima, Neusa Sorrenti fala do conflito de um menino dividido entre a alegria do canto do sabiá e a preocupação com a perda do primeiro amor.

A ilustradora Denise Rochael conta que o desenho do passarinho surgiu em conjunto: “Foi preciso ouvir com mais calma um pouco do seu canto lindo!”

Capa do livro Você vai ver quando seu pai chegar.

Você vai ver quando seu pai chegar

Com Cláudio Martins, Neusa Sorrenti criou um projeto de roteiro para livros de imagem. “A ideia fluiu como a água de um rio claro da minha infância.”

As personagens das histórias são animais que todos conhecem e amam, simbolizando sonhos, empreendimentos, descompassos e êxitos humanos.

Trabalho de Neusa Sorrenti leva encantamento às crianças

Atualmente, a autora trabalha com oficinas de leitura e literatura. Ela acredita que os mediadores de leitura, sejam familiares ou educadores, têm papel importante fazer com que as crianças se encantem com o gênero.

Abaixo, confira uma vídeo-aula com a autora, onde ela abordou esse tema.

Lindo o trabalho feito pela Neusa Sorrenti, você não acha? Para conhecer melhor a obra da autora e outras produções inspiradoras, entre em contato. Juntos, vamos escolher o melhor para a sua escola ou para levar para casa.