O conhecimento de uma língua estrangeira abre portas que, talvez, você nem sabe que existam. Neste post, veja quais são as principais vantagens de aprender outro idioma ainda na infância.
Não é segredo que tudo que se aprende enquanto o cérebro está em formação fica melhor fixado. E a cabeça da criança não é tão lotada de informações como a de um adulto.
Por isso, ela tem mais facilidade e disposição para absorver novos conhecimentos. Quanto antes o idioma estrangeiro for introduzido, mais fácil será a assimilação e maiores os benefícios. Quer conhecer alguns? Let’s go!
1. Desenvolve a inteligência cognitiva
Aprender outro idioma é uma boa forma de exercitar o cérebro. Isso estimula o desenvolvimento do raciocínio, da concentração e da criatividade. Na verdade, toda a formação das crianças é influenciada.
Para isso, a decodificação da outra língua precisa ser automática. Ou seja, em vez de pensar em Português para depois traduzir, é preciso que o próprio pensamento já comece em outro idioma. Isso dá agilidade ao pensamento.
2. Ajuda no aprendizado de outras matérias
Muitos pais acreditam que, como a criança ainda nem sabe usar o Português perfeitamente, a língua estrangeira pode atrapalhar outros aprendizados. Por incrível que pareça, o que acontece é justamente o contrário.
Aprender outro idioma facilita a assimilação e a tradução imediata de vários códigos, como as regras do Português e as fórmulas da Matemática. Saiba ainda que não há risco de que a criança misture os idiomas.
3. Proporciona a boa pronúncia
Algumas das características mais notáveis que uma criança tem são a naturalidade e a espontaneidade. Isso dá a ela uma capacidade única de falar livremente, sem medo de errar ou passar vergonha.
Se a língua estrangeira for inserida quando ainda se está aprendendo a falar, a pronúncia acaba muito semelhante à de um nativo. Um adulto, por outro lado, costuma ter a fala carregada no sotaque, cheia de vícios e maneirismos.
4. Insere o indivíduo no mundo globalizado
Nosso mundo está cada vez mais conectado, digitalmente e fisicamente. Para que todos consigam se comunicar bem, é necessário que exista uma língua que seja compreendida em qualquer canto do planeta.
Em quase todos os planos de ensino, aprender outro idioma envolve o conhecimento sobre culturas de vários países. Além de proporcionar um aprendizado memorável, isso amplia a visão de mundo.
5. Prepara para o mercado de trabalho
Como você já deve ter percebido, o mercado de trabalho tem ficado cada dia mais concorrido. Saiba que, nesse cenário, a pessoa que tem no currículo o conhecimento de uma língua estrangeira se destaca.
O diferencial existe até mesmo em empresas sem qualquer envolvimento com atividades internacionais, de tradução, de turismo ou de ensino. Aliás, estudos mostram que o salário também costuma ser mais alto.
6. Amplia a capacidade de socialização
Para que o aprendizado ocorra naturalmente, são necessários contextos com os quais a criança se identifique. Assim como ocorre em várias disciplinas, o ensino é mais eficaz com dinâmicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias.
Dessa forma, o aprendizado passa a fazer mais sentido. A fluência e capacidade de articulação adquiridas trazem autoconfiança. Além disso, afastam a timidez e dão abertura para que surjam outras habilidades.
7. Abre o leque para outras línguas
Há alguns anos, quando se falava na importância de aprender outro idioma, praticamente, só se ouvia falar do Inglês. Claro, ainda é a língua com mais força no mundo, mas, perceba que, aos poucos, a cultura vem mudando.
Nos últimos anos, outras línguas têm crescido em relevância. Basta observar o espaço que os filmes, os seriados e a música oriental vêm ganhando. Quem não perceber isso a tempo pode ficar para trás!
Aprender outro idioma pode começar agora mesmo!
Antes de nos despedirmos, não se esqueça de algo que é muito importante: para que o aprendizado seja o melhor possível, não exija da criança da mesma se faz com pessoas de idades mais avançada, ok?
E você, entende a importância de aprender outro idioma? Acompanhe a Lê nas redes sociais. Aqui, sempre há um conteúdo novo quem pensa no futuro das nossas crianças e jovens. Bye!