Brincar de desenhar é legal demais! Confira 7 sugestões

Menina desenhando. Imagem ilustrativa texto brincar de desenhar.

Pense nas coisas que as crianças mais gostam de fazer. Eu sei de, pelo menos, duas: brincar e desenhar. Dá para juntar as duas coisas? Ô se dá! Hoje, você vai conferir algumas dicas de brincadeiras de desenhar.

O desenho traz uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo. A variedade de cores, formas e texturas estimula o aprendizado, a observação, a criatividade, a concentração e a sistematização de ideias.

Na verdade, os ganhos para também são sociais e emocionais. Ah, você não gosta de ver as crianças paradinhas, quietinhas? Saiba que, em algumas das sugestões abaixo, dá para gastar um bocado de calorias. Veja só!

1. Use a cabeça!

Para essa brincadeira, você vai precisar de um boné. Use uma fita adesiva para prender uma canetinha na aba. Forre a parede com cartolina ou papel kraft, onde os pequenos vão desenhar enquanto fazem exercícios (não falei?).

Aí, é só colocar a cabeça para funcionar – nesse caso, literalmente. Brincar de desenhar dessa forma fica ainda mais legal se você tiver vários bonés, para usar canetinhas de cores diferentes.

2. Complete a imagem

Guardar jornais e revistas é bom para uma porção de coisas. Aqui, use-os para recortar ilustrações inteiras ou parciais e cole em uma folha em branco. Peça às crianças para imaginarem o que está em volta e completarem a imagem.

Mão de menina desenhando. Imagem ilustrativa texto brincar de desenhar.

Se quiser ter menos trabalho, comece um desenho e entregue para uma criança continuar. Depois, ela te entrega o papel, você desenha mais um pouco, devolve, e assim por diante, até que concordem que está completo.

3. Que tal brincar de desenhar com carvão?

O carvão tem uma textura própria, o que dá um resultado interessante ao desenho. Com pedaços de tamanhos e formatos diferentes, as crianças encontram facilmente novas técnicas para fazer certos detalhes.

Ao contrário do que se possa imaginar, não é preciso forçar o carvão no papel para conseguir desenhar. Essa brincadeira faz bagunça? Faz, como quase tudo que é divertido!

4. Não pode tirar o lápis!

Aqui vai uma ideia para brincar de desenhar que pode gerar um concurso interessante. Você pode servir de juiz e determinar um tema específico. Se preferir, o desenho pode ser livre.

Nessa competição, todos devem desenhar uma pessoa, cenário ou objeto sem tirar o lápis do papel. Quem se esquecer dessa regra pode ser desclassificado ou não, dependendo da forma que você decidir brincar.

5. Será que dá para brincar de desenhar a partir de um rabisco?

Menino desenhando. Imagem ilustrativa texto brincar de desenhar.

Essa pode ser uma boa ideia para aqueles momentos que só têm você e uma criança para brincar. Em uma folha, faça um rabisco aleatório. Depois, peça que ela desenhe o que consegue enxergar a partir daí.

Para que vocês consigam perceber claramente o que originou o desenho, é bom que cada um use uma caneta de uma cor. Você vai se impressionar ao ver do que a imaginação das crianças é capaz!

6. E brincar de desenhar sem enxergar nada, dá?

Aqui, as crianças devem estar com os olhos vendados e desenhar aquilo que um juiz orientar. Por mais que a noção espacial seja boa, o resultado é sempre surpreendente.

Outra possibilidade interessante é fazer uma competição, em que todos veem uma imagem ou um objeto. Depois, com os olhos vendados, devem tentar reproduzir o modelo no papel.

7. Pés à obra!

Será que você consegue desenhar segurando um giz ou uma canetinha com os dedos dos pés? Saiba que isso é perfeitamente possível e, em pouco tempo, já dá para desenvolver uma boa técnica.

Claro, a folha, cartolina ou papel kraft devem ficar no chão. Para evitar que saia do lugar, use uma fita crepe, mas atenção: não vale usar a fita para prender a canetinha entre os dedos, hein?

Que outras formas de brincar de desenhar você conhece?

Bem, essas foram só algumas sugestões para juntar duas coisas que os pequenos adoram. E você, tem alguma sugestão boa para brincar de desenhar? Use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte a sua dica!