Dia da Consciência Negra: conheça 10 livros para crianças e jovens

A data homenageia Zumbi, líder da resistência no Quilombo dos Palmares, o maior agrupamento de negros escravizados no Brasil Colônia. Ele morreu em batalha, assassinado por bandeirantes, em 20 de novembro de 1695.

Assim, o Dia da Consciência Negra lembra da luta pela liberdade, celebra as conquistas e reconhece a descendência africana na formação do nosso povo. Os livros a seguir ajudam a dar força aos nossos jovens e crianças.

1. Traços da cultura africana no Brasil

Poemas inspirados em motivações cultivadas em países africanos e no Brasil desenham uma ciranda com várias cores e diferentes tons de pele. Deixe-se encantar pelos poemas das páginas de Afro-brasileirinhos.

Afro-brasileirinhos.

2. Histórias que sobrevivem ao tempo pela oralidade

Na varanda de casa, uma avó conta histórias aos netos, fazendo com que eles percebam a magia contida em cada uma delas. Assim, O jardim de pipocas torna contemporâneas lendas e mistérios da cultura africana.

O jardim de pipocas.

3. Direito à infância

O jovem dom Pedro II foge do palácio com seu amigo fiel, filho do sapateiro real, para viver seu único dia de criança. Meu amigo Pedro nos convida a refletir sobre o direito das crianças à sua própria infância.

Meu amigo Pedro

4. Nossas várias cores

Uma criança e um camaleão conversam sobre as dúvidas que têm a respeito das cores. A partir desses diálogos, A menina e o camaleão nos convida a refletir sobre assuntos como identidades e diferenças.

Capa do livro A menina e o camaleão.

5. Chegada dos escravos

Em Gente vestida de noite, um indiozinho está brincando na praia, quando vê ancorar navios grandes, de onde saem criaturas acorrentadas e amedrontadas. Ele fica pensativo, pois são iguais a ele. Só a cor é diferente.

Gente vestida de noite.

6. Distração na hora de brincar

Duas crianças se conhecem enquanto passeiam e acabam se distanciando de onde estavam. Suas mães percebem o desaparecimento e saem correndo em busca dos dois. Uma surpresa as aguarda em A cor da vida.

A cor a vida.

7. Diferente do grupo

Em imagens, Bééé mostra uma ovelha branca em grupo de pardas. Um dia, ela cai na lama e torna-se como suas colegas. Mas uma chuva cai e desfaz a breve semelhança. Por fim, ela solta um berro libertador.

Bééé.

8. Consciência política e racial

A união da noção política e racial com uma linha inventiva de descobertas formais. Texturaafro reúne poemas que abordam temas da consciência afro-brasileira: origem, congado, Chico Rei, Zumbi e outros.

Capa do livro Texturaafro.

9. História da África antiga

Em Sundiata – O filho de Sogolon, seres humanos e animais dialogam e lutam pelo direito de viverem em território livre. Um menino que nasceu com deficiência torna-se o guerreiro que salva o seu povo da tirania.

Capa do livro Sundiata.

10. Escravizados da trilha do ouro

Não se contam quantos nem se sabe quem eram os escravizados da trilha do Ouro. Eles nunca tiveram suas biografias escritas, mas a oralidade cuidou de trazer até nós detalhes de suas vidas, e agora estão em Honorina.

Livro Honorina

Dia da Consciência Negra e muito mais…

Catálogo 2023

Além do Dia da Consciência Negra, o Grupo Lê tem vários títulos com temas relevantes, próprios para abordar em datas especiais. Clique na imagem e conheça o nosso catálogo atualizado!