Biblioteca atrativa: 10 dicas para que os alunos a usem sempre

Para você, é importante que crianças e jovens desenvolvam hábitos saudáveis de leitura? Então, precisa ler as dicas que separamos abaixo! São iniciativas que deixam a biblioteca da escola mais atrativa para eles.

A Lei 12.244 prevê que todas as escolas do Brasil tenham uma biblioteca completa. O espaço precisa ter a quantidade de títulos, no mínimo, igual à de alunos matriculados, além de contar com um profissional bibliotecário.

Já sabemos que a leitura estimula o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento crítico, a inteligência emocional e o senso de cidadania. Essa é uma prática que deve começar em casa e ser incentivada no ambiente escolar.

Ao frequentarem o local, os alunos adquirem noções sobre o uso coletivo dos bens e espaços públicos. Vale lembrar ainda que uma biblioteca atrativa os motiva não apenas que leiam livros, mas também que estudem.

1. Reconheça a importância dos recursos digitais

Três meninos usando computador. Imagem ilustrativa texto biblioteca atrativa.

O perfil dos estudantes está sempre mudando e sobretudo agora, na era digital, as transformações acontecem cada vez mais rápido. A escola, por sua vez, precisa acompanhar e se adaptar às novas realidades.

As inovações precisam incluir a biblioteca, que deve ser rica em recursos digitais: computadores com acesso controlado à Internet, plataformas educacionais, bases de dados para pesquisa, e-books e catálogos on-line.

2. Lembre aos alunos sobre as possibilidades de uso

Além de ser um ambiente silencioso e sem distrações, a biblioteca é, normalmente, um lugar confortável. Por isso, ela é própria não só para fazer pesquisas, mas também fazer o dever e estudar para provas.

Logo no início do ano letivo, fale aos seus alunos sobre essas possibilidades de uso. Lembre-os ainda de que o local está à disposição deles tanto dentro do horário de aula como fora.

3. Busque ter uma biblioteca atrativa, ampla e variada

Boa parte dos jovens e crianças tem amplo acesso à Internet, onde conseguem pesquisar sobre todo tipo de assunto. Muitos deles irão preferir a praticidade dos recursos digitais à riqueza de conteúdos que só se encontra nos livros.

Por isso, o acervo da biblioteca precisa englobar estilos e temas diversos, com autores nacionais e estrangeiros. Procure adquirir livros, jornais, revistas, mapas, mídias e outros materiais de consulta que dificilmente se acha on-line

4. Faça uma seleção dos livros que ficam visíveis

Mulher arrumando prateleira de livros. Imagem ilustrativa texto biblioteca atrativa.

Escolha bem o que vai ficar exposto. Pense no que atrai a atenção, seja pelo título, pela imagem, pela capa. Coloque os livros e as revistas mais novos perto da entrada, onde as pessoas que estão passando pelo corredor vejam.

Variar de tempos em tempos é algo que chama quem estiver ali por perto a querer saber o que tem de diferente. Mesmo que você queira que os alunos conheçam os clássicos, saiba que são as novidades que mais os atraem.

5. Organize o acervo da melhor forma possível

Para estimular o interesse pela leitura entre os estudantes, é importante que eles tenham autonomia. Isso significa dar a eles liberdade para buscarem e, aos poucos, entenderem melhor quais livros mais os interessam.

Por isso, pense na organização do espaço, das prateleiras e dos livros. Deixe tudo mais convidativo e tenha sempre em mente facilitar as pesquisas, para que encontrem os títulos que procuram de forma mais intuitiva.

6. Tenha uma decoração moderna

É preciso se aproximar do universo dos jovens e crianças. Um estilo extremamente clássico, de “respeito aos livros” reforça a ideia de que aquele lugar não pertence a eles.

Para a biblioteca se tornar atrativa, os quadros que decoram o lugar precisam ser modernos. Pense em ter mais cores nas paredes, além de uma mobília que convide: cadeiras confortáveis, almofadas, pufes.

7. Incorpore as visitas ao seu cronograma letivo

Duas meninas sentadas no chão, escolhendo livros na biblioteca. Imagem ilustrativa texto biblioteca atrativa.

Na biblioteca, os professores encontram apoio para conteúdos trabalhados nas aulas. Então, para que o local seja visto como uma extensão da sala de aula, as visitas precisam fazer parte da rotina.

Ainda assim, ela tem uma estrutura e uma dinâmica de funcionamento próprias. Por isso, é necessário saber ser flexível. A sua didática não deve ser a mesma de uma aula “normal”.

8. Mostre o quanto o acervo da escola é rico

O hábito de leitura leva os alunos a terem um repertório rico, o que ajuda na hora dos estudos, amplia o vocabulário e melhora a escrita. Com isso, eles desenvolvem melhor suas ideias, suas respostas nas provas, suas redações.

Ler é a melhor forma que eles têm de aprofundar-se no conhecimento sobre qualquer tema que os interesse. Mostre como na biblioteca há livros com todo tipo de histórias, assuntos e informações.

9. Desenvolva programações culturais

A biblioteca é, normalmente, um local de silêncio. Por outro lado, é perfeita para ações relacionadas à leitura. Professores e bibliotecários podem trabalhar em conjunto para desenvolver atividades que usem o acervo de forma criativa.

Entre as programações culturais possíveis estão as leituras compartilhadas, oficinas criativas e apresentações de contadores de histórias. Além disso, dá para organizar o espaço para palestras e sessões de teatro, música e dança.

10. Junte as pessoas interessadas na leitura

Encontrar pessoas com interesses em comum é ótimo. Se a sua biblioteca for atrativa, ela será um local perfeito para eventos que engajem a todos: feiras de compra, venda e trocas de livros.

Além disso, você já pensou em estimular clubes de leitura na sua escola? Aqueles que se interessarem em participar podem se juntar na biblioteca periodicamente para discutirem sobre o que o grupo está lendo.

A entrevista que fizemos com uma bibliotecária aqui no Grupo Lê contém mais algumas dicas tornar a sua biblioteca atrativa, confira:

Que as ideias acima tenham ajudado. Não se esqueça de que, se precisar da nossa consultoria profissional, é só entrar contato. Teremos prazer em tornar a biblioteca na sua escola mais atrativa, renovar e enriquecer o acervo de livros!