Encapar caderno não só protege como dá estilo ao material. Veja 5 dicas

Cadernos empilhados. Imagem ilustrativa texto encapar caderno.

Está chegando a hora! A sua família já preparou o material escolar para o ano letivo que vem aí? Encapar caderno é algo que ajuda a protegê-lo para que dure o maior tempo possível. Pelo menos, até o fim do ano.

Livros e cadernos serão grandes companheiros das crianças ao longo do ano letivo. Imagine gastar uma pequena fortuna com eles e, daqui poucos meses, ver que já está tudo rasgado e amassado.

Chame os seus filhos para lhe ajudarem a escolher os tipos de capas de que mais gostam. Além de dar orgulho, essa é uma forma singela de fazer com que eles se sintam mais animados para o recomeço das aulas.

Encapar caderno é também uma maneira de usar a criatividade para deixá-lo com uma cara personalizada. A propósito, as dicas a seguir servem para que você use em seus livros, catálogos, planners, agendas, diários etc.

1. Bom e velho plástico

Há décadas, o papel contact é o material que mais vemos as pessoas usarem para encapar caderno e livro. Vale lembrar aqui que, optando por esse método, a cola não vai funcionar. Ou melhor, não vai colar!

Ainda assim, é possível dar um aspecto diferente. Em vez de fita adesiva comum, você pode usar washi tape, encontrada em papelarias. Essa é uma fita adesiva de origem japonesa que já vem decorada. Confira abaixo.

2. Encapar caderno com tecido

Essa é uma ótima opção para os seus livros e cadernos que são especiais, mas não são de uso constante. Ao usar qualquer tipo de tecido para encapar caderno, você dá uma aparência, ao mesmo tempo, artesanal e elegante.

Não é só o aspecto, mas o toque do material também é mais macio. Se você gosta dessa ideia, experimente ainda colocar uma manta acrílica por baixo do tecido. Assista ao vídeo abaixo e veja como fazer.

3. Dá para usar outros materiais?

Além do tradicional plástico e do tecido, há mais possibilidades de personalização para encapar caderno: papel estampado para scrapbook, papel cartão, papel de presente com a estampa da sua preferência…

Dá para recortar imagens de personagens, usar fotografias pessoais, imprimir imagens do seu celular ou da Internet. Faça uma uma capa criativa combinando materiais como EVA, feltro e glitter. Confira no vídeo.

4. Encapar caderno de espiral

Os cadernos dos seus filhos são espiralados? Então, use fita adesiva para alinhar a capa paralelamente à espiral. Uma opção cheia de estilo é fazer um acabamento rente à espiral com renda, sianinha, fita colorida ou washi tape.

De qualquer forma, certifique-se de que a capa está bem rente, mas sem tampar os furinhos da espiral. Além de isso atrapalhar na hora de abrir e fechar o caderno, pode acabar se desfazendo com o tempo. Veja no vídeo.

5. Não se esqueça da identificação na capa!

Às vezes, as crianças acabam tendo que pegar da mochila, abrir cada livro ou caderno e colocar de volta a todo momento só para verem de que matéria é. Ou seja, desgastam os materiais sem sequer usá-los.

Coloque uma etiqueta com o nome da criança, série, turma e a matéria daquele livro ou caderno. Isso facilita, inclusive, o trabalho dos professores que recolhem o material para fazer correções ou verificar as atividades feitas.

Encapar caderno é o primeiro passo!

Ícones redes sociais

Bem, encapar caderno é um dos cuidados iniciais para que o novo ano letivo que venha com mais compromisso. Siga nossos canais on-line e tenha sempre uma dica valiosa para que a educação das crianças seja a melhor possível!