Economizar no material escolar será mais fácil com nossas dicas!

É isso aí, mais um ano letivo está para começar. Seus filhos devem precisar de um caderno para cada matéria, livros didáticos, paradidáticos e de Literatura. Pelo menos três uniformes, sem contar o de Educação Física. Além disso:

  • Apontador
  • Bloco de desenho
  • Borracha
  • Caixa de canetinhas
  • Caixa de lápis de cor
  • Canetas
  • Dicionário
  • Estojo
  • Lancheira
  • Lápis de escrever
  • Mochila
  • Pasta
  • Tesoura
  • Régua

Se você não se planejar, pode acabar tendo dores de cabeça e gastando muito mais do que precisaria. A seguir, confira algumas observações importantes para quem quer fazer uma compra mais consciente.

1. Saiba quais são os seus direitos

É proibido fazer venda casada. Ou seja, a escola não pode obrigar pais a comprarem no local indicado nem exigir marcas específicas. Claro, isso não inclui apostilas próprias de sistemas de ensino.

A escola também não pode proibir a reutilização de livros do ano anterior, a não ser que eles contenham informações desatualizadas.

Além disso, a lista de material escolar não pode incluir coisas de uso coletivo. De acordo com a lei, a compra desses itens deve ser calculada antecipadamente para ser inclusa no valor das mensalidades.

Sendo assim, não podem fazer parte da lista: itens de uso dos professores nas aulas, de artesanato, agenda da escola, gibis, jogos, materiais de escritório, primeiros socorros, produtos de higiene e limpeza.

2. Compare preços

Vários lápis. Imagem ilustrativa texto materiais escolares.

O orçamento é uma etapa básica para todo tipo de economia. Pesquise e compare os preços em papelarias, livrarias e lojas de departamentos diferentes. Hoje em dia, até supermercados e farmácias vendem materiais escolares.

Veja também as diferenças entre as marcas. Pesquise três de cada item, em três lugares, pelo menos. Assim, você terá uma noção do preço médio e será capaz de dizer melhor o que está barato e o que está caro.

É possível encontrar o mesmo material com diferença de preços de até três vezes. No caso dos livros, comprar diretamente nas editoras costuma sair mais em conta.

Ao comparar valores em lojas virtuais, não se esqueça de somar o frete. Há ferramentas on-line que permitem fazer isso, além de avisar quando certo produto está em promoção.

3. Faça suas compras com antecedência

Nesta época do ano, boa parte dos produtos que fazem parte da lista das escolas costuma vir com reajustes.

Pense na quantidade de pais que deixam para comprar tudo na última hora. Com isso, é normal encontrar preços mais altos do que estavam há apenas algumas semanas.

É aquela velha lei do mercado: a oferta e a procura. Portanto, procure comprar pelo menos, um mês antes do início das aulas, tanto agora no primeiro como no segundo semestre.

Visão de cima de pessoas na livraria.

Além de economizar no material escolar, você evita o tumulto: se apertar entre os clientes, ter dificuldade para encontrar alguém para atender, ficar um tempão em filas na hora de pagar…

4. Veja o que é urgente e o que pode esperar

Fuja dos juros. Da mesma forma que você precisa fazer com todas as suas outras compras, prefira o pagamento à vista. Converse com a loja sobre descontos para clientes que pagam em PIX.

Comprar de uma vez tudo que vai ser usado durante o ano pode apertar no seu bolso e lhe deixar desnecessariamente com dificuldades. Como você viu, os preços costumam cair lá pelo meio do semestre.

Então, priorize a compra de acordo com a urgência. Na dúvida, procure saber com a escola o que será preciso logo nos primeiros dias de aula e o que pode ser adquirido depois.

Livros paradidáticos e de Literatura, por exemplo, costumam ser trabalhados um por vez, em cada etapa do ano letivo. Dificilmente serão exigidos desde o primeiro dia de aula.

5. Reaproveite os materiais do ano passado

Quantas vezes os pais gastam dinheiro com o que a escola põe na lista e só depois veem que já possuem aquele material em casa? Por isso, antes de ir às compras, veja o que as crianças já têm.

Entre os itens que, normalmente, são reaproveitados de um ano para o outro, estão: mochila, lancheira, estojo, pasta, tesoura, régua, lápis, caneta, borracha, dicionário e cadernos com poucas folhas preenchidas.

Essa é, inclusive, uma maneira sustentável de economizar no material escolar. Claro, além de ter o item em casa, é importante ver se ele está bem conservado e em condições de uso.

Menina usando uniforme escolar. Imagem ilustrativa texto materiais escolares.

Quanto aos uniformes, só troque se estiverem apertados ou se a escola usa cores ou peças diferentes na série em que a criança vai entrar.

6. Junte-se aos outros pais

Assim como ocorre com outros produtos, comprar em grande quantidade pode render um descontão em algumas lojas.

Saiba que o atacado não existe apenas para tecidos, materiais de construção e produtos alimentícios. No caso de livros, por exemplo, entre em contato com as editoras e veja o que oferecem para compras maiores.

Por isso, uma boa ideia é se juntar a outros pais do grupo de WhatsApp e ver quem topa participar de uma compra coletiva.

Além de economizar no material escolar, a iniciativa fortalece o canal de comunicação entre as famílias. Essa é uma relação que será proveitosa para todos ao longo do ano.

7. Compre livros didáticos e paradidáticos usados

Muitos livros são usados em somente uma etapa do ano letivo e depois acabam esquecidos em um canto do armário em casa.

Pensando nisso, uma boa ideia é procurar os contatos de pais e grupos com filhos um ano na frente dos seus, para trocar ou negociar os livros.

Você também pode entrar em contato com famílias de alunos um ano abaixo e ver o que consegue vender para elas. Essa é uma forma inteligente de compensar os seus gastos.

Pesquise lojas, além de feiras e eventos dedicados a compra e venda de livros usados. Outra dica é que você guarde os materiais dos seus filhos mais velhos, que podem ser utilizados pelos mais novos.

8. Quando for fazer suas compras, não leve as crianças

Mãe e filha conversando ao ar livre.

A compra de materiais é uma boa oportunidade de conversar com as crianças sobre educação financeira. Explique por que é importante pesquisar e não comprar as coisas só por causa da marca ou de algum personagem.

Muitas marcas usam cores e desenhos para atrair a atenção delas. Um mesmo produto pode sair mais caro só por ter a estampa de um personagem ou pessoa famosa.

Embora sejam os pequenos que utilizarão os materiais no dia a dia, o ideal é que não estejam com você na hora da compra. Planeje-se para não precisar dividir a atenção nem ter de ceder quando eles pedem um produto da moda.

O mesmo vale para você: não se deixe levar por marcas conhecidas. Há muitas alternativas mais econômicas que são tão boas quanto as famosas.

Para economizar no material escolar ainda mais…

Ao longo do ano, os alunos vão precisar de livros de Literatura. Ah, isso é com a gente! Então, confira se os títulos que escola pediu são publicações da Lê, Compor, Abacatte, A Semente ou de alguma das nossas editoras parceiras.

Fale com a gente e vamos lhe ajudar a economizar no material escolar dos seus filhos!