Quando está com as crianças, jovens, ou até com os amigos, você tem o costume de falar sobre seus livros preferidos? Sobre o que está lendo no momento? E quanto ao que está na sua fila de espera?
Como você deve saber, quase todos os hábitos são prejudiciais se forem feitos em demasia. A leitura é uma das poucas exceções a essa regra. Para quem ama ler, conversar a respeito já é algo que acontece naturalmente.
Demonstrar o seu entusiasmo é uma forma de estimular a curiosidade de uma pessoa sobre a obra em questão. Você a fará pensar algo como: “Afinal, será que esse livro é tão especial mesmo?”
Veja neste post por que falar sobre livros pode proporcionar experiências enriquecedoras para todo mundo.
Despertando o interesse em crianças e jovens
Todos nós estamos cercados pela tecnologia, pelos filmes e séries de ação contínua. Em meio a essa realidade frenética, não é ótimo encontrar pessoas mais novas que dedicam parte do tempo ao bom e velho hábito da leitura?
“Converter” alguém em leitor autônomo é algo extremamente satisfatório! Infelizmente, muitos ainda fazem associação com a obrigação, os livros que a escola manda ler. Por isso, é fácil encontrar quem ache que ler é chato.
Na verdade, o que mais acontece por aí é que as pessoas têm pouco conhecimento sobre as infinitas possibilidades da literatura.
Em outras palavras, não é que não gostam de ler. Elas apenas não encontraram ainda uma obra com a qual se identificassem. Somado a isso, acham que todo livro é igual.
Entretanto, lembre-se: a melhor forma de despertar o encantamento é estimular a leitura de forma despretensiosa. Ou seja, sem pressão, expectativas ou qualquer outro objetivo que não seja a própria leitura.
Divulgando e recebendo recomendações de boas obras
É tão bom encontrar pessoas que compartilham dos nossos interesses, não é? Pensando nisso, a literatura tem o poder de criar amizades e de aproximar pessoas que, não fosse por ela, seriam apenas colegas ou conhecidos.
Ao falar sobre livros, você sempre encontra alguém que conhece os mesmos títulos e escritores. A partir daí, já tem muito do que conversar!
Uma mesma obra dá margem a discussões sobre seus vários aspectos, de acordo com os interesses de cada um.
Também é normal que a outra pessoa tenha encontrado pontos interessantes que talvez você deixou passar batido. Pensando nisso, trocar impressões é uma ótima maneira de expandir a sua capacidade de análise e interpretação.
E os benefícios não param aí. Seus interlocutores passam entender que tipos de assuntos lhe interessam. Assim, você sempre acaba recebendo indicações de obras que desconhece e que, provavelmente, vai gostar.
Em que espaços dá para ler, ouvir, escrever e falar sobre livros?
Embora o espaço reservado à literatura tenha diminuído nos meios tradicionais, é possível encontrar alguns cantinhos em que ela resiste.
Por exemplo, os encontros organizados por livrarias e clubes de literatura. Também há as seções de cultura em jornais e revistas.
Na Internet, dá para conferir divulgações e resenhas, além de participar de discussões em vários espaços especializados: sites de clubes de leitura perfis do Instagram e blogs especializados, (como este que você está lendo).
E você, tem o costume de falar sobre livros? Se sim, te convido a se inscrever em nosso canal no YouTube. Confira nossas lives e entrevistas com autores, book trailers e cursos de capacitação para educadores.