Sabia que hoje, 5 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Língua Portuguesa? Aproveitando a data, faço uma pergunta: será que você sabe qual a diferença entre língua, linguagem, idioma e dialeto?
Esses quatro conceitos estão presentes na História da humanidade – e todos nós já estudamos sobre eles na escola. Isso sem contar que eles estão ao nosso redor no dia a dia.
Mesmo assim, muita gente ainda se confunde. Afinal, eles são quase sinônimos, mas não a mesma coisa. Hoje, você vai aprender, de uma vez por todas, a distingui-los.
O que define língua, linguagem, idioma e dialeto?
No Brasil, há vários povos com culturas e formas de comunicação próprias. Se pensarmos no mundo inteiro, então, as variações vão para a ordem dos milhares.
Registrá-las e categorizá-las pode ser um pouco desafiador. É só levar em conta que é preciso ir além dos limites territoriais.
Língua
As pessoas a utilizam para falar com as outras e se expressar de várias formas, podendo seguir a norma gramatical culta ou não. O mais importante é que todos sejam capazes de se entender nessas interações.
Ela é dinâmica e cheia de variações. No entanto, ainda que ela seja usada de forma criativa e influenciada pela cultura, há regras sociais a seguir. Note, então, que a língua está mais ligada à sociedade do que a barreiras regionais.
Exemplos: portuguesa, inglesa, espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Linguagem
Aqui, estamos falando de um código, ou seja, um conjunto de símbolos. É o processo comunicativo usado entre o emissor e o receptor para a transmissão de mensagens, conceitos e ideias.
Para isso, é necessário que as duas partes conheçam esse código. Ele também precisa usar um meio próprio. Lembrando que o conceito de linguagem é amplo, e ela pode, inclusive, ser verbal ou não.
Exemplos: gramática, conversa, notícia de jornal, dança, cores, música, sons.
Idioma
É a língua de um povo, indissociavelmente ligado a um território, um país. Tanto que o idioma serve também como um critério oficial para classificar e diferenciar as nações.
Isso quer dizer que, para que uma língua seja reconhecida como idioma, ela precisa estar relacionada a um Estado Político. Ainda assim, há casos em que uma mesma nação tem duas ou mais línguas oficiais.
Exemplos: português, mandarim, hindi, espanhol, francês, árabe, bengali.
Dialeto
Trata-se de uma variação de uma língua dentro de um grupo social ou região específica. Se as pessoas falarem em dialetos diferentes, mas na mesma língua, elas se compreendem, sem a necessidade de uma tradução.
Isso inclui gírias e trejeitos próprios de grupos formados por laços culturais. Além disso, um dialeto pode surgir pela adequação à língua dentro de uma ocasião ou pela diferença no acesso à educação formal.
Exemplos: carioca, paulista, nordestino, mineiro, sulista, sertanejo, caipira.
Língua, linguagem, idioma, dialeto e outras possibilidades…
Bem, espero que, agora, tenha ficado claro a diferença entre língua, linguagem idioma e dialeto. Quer ver mais discussões envolvendo literatura, educação e outras possibilidades do português? Conheça as redes sociais do Grupo Lê!