Língua, linguagem, idioma, dialeto: afinal, qual a diferença?

Pessoas de várias etnias no celular. Imagem ilustrativa texto língua linguagem idioma dialeto.

Sabia que hoje, 5 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Língua Portuguesa? Aproveitando a data, faço uma pergunta: será que você sabe qual a diferença entre língua, linguagem, idioma e dialeto?

Esses quatro conceitos estão presentes na História da humanidade – e todos nós já estudamos sobre eles na escola. Isso sem contar que eles estão ao nosso redor no dia a dia.

Mesmo assim, muita gente ainda se confunde. Afinal, eles são quase sinônimos, mas não a mesma coisa. Hoje, você vai aprender, de uma vez por todas, a distingui-los.

O que define língua, linguagem, idioma e dialeto?

No Brasil, há vários povos com culturas e formas de comunicação próprias. Se pensarmos no mundo inteiro, então, as variações vão para a ordem dos milhares.

Registrá-las e categorizá-las pode ser um pouco desafiador. É só levar em conta que é preciso ir além dos limites territoriais.

Língua

As pessoas a utilizam para falar com as outras e se expressar de várias formas, podendo seguir a norma gramatical culta ou não. O mais importante é que todos sejam capazes de se entender nessas interações.

Ela é dinâmica e cheia de variações. No entanto, ainda que ela seja usada de forma criativa e influenciada pela cultura, há regras sociais a seguir. Note, então, que a língua está mais ligada à sociedade do que a barreiras regionais.

Exemplos: portuguesa, inglesa, espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Performance de artista de rua como funcionário de construção civil, pintado de prateado. Imagem ilustrativa texto língua linguagem idioma dialeto.

Linguagem

Aqui, estamos falando de um código, ou seja, um conjunto de símbolos. É o processo comunicativo usado entre o emissor e o receptor para a transmissão de mensagens, conceitos e ideias.

Para isso, é necessário que as duas partes conheçam esse código. Ele também precisa usar um meio próprio. Lembrando que o conceito de linguagem é amplo, e ela pode, inclusive, ser verbal ou não.

Exemplos: gramática, conversa, notícia de jornal, dança, cores, música, sons.

Idioma

É a língua de um povo, indissociavelmente ligado a um território, um país. Tanto que o idioma serve também como um critério oficial para classificar e diferenciar as nações.

Isso quer dizer que, para que uma língua seja reconhecida como idioma, ela precisa estar relacionada a um Estado Político. Ainda assim, há casos em que uma mesma nação tem duas ou mais línguas oficiais.

Exemplos: português, mandarim, hindi, espanhol, francês, árabe, bengali.

Dialeto

Trata-se de uma variação de uma língua dentro de um grupo social ou região específica. Se as pessoas falarem em dialetos diferentes, mas na mesma língua, elas se compreendem, sem a necessidade de uma tradução.

Isso inclui gírias e trejeitos próprios de grupos formados por laços culturais. Além disso, um dialeto pode surgir pela adequação à língua dentro de uma ocasião ou pela diferença no acesso à educação formal.

Exemplos: carioca, paulista, nordestino, mineiro, sulista, sertanejo, caipira.

Língua, linguagem, idioma, dialeto e as possibilidades da língua…

Ícones redes sociais

Bem, espero que, agora, tenha ficado claro a diferença entre língua, linguagem idioma e dialeto. Quer ver mais discussões envolvendo literatura, educação e outras possibilidades da nossa língua? Conheça as redes sociais do Grupo Lê!