Livros sobre ecologia conscientizam com leveza. Selecionamos 20 deles

Caracterizada pelas descobertas, a infância é a melhor época para conhecer o mundo ao redor. Além disso, é nessa fase que aprendemos a maior parte dos valores e hábitos que são levados para a vida toda.

A preservação ambiental é algo importante de ser debatido entre as crianças do mundo inteiro. Especialmente no Brasil. Afinal, somos privilegiados de viver em um país com uma das maiores biodiversidades do Planeta.

Ainda assim, precisamos falar do assunto sem que isso se torne uma coisa chata. A literatura instiga a curiosidade e é um ótimo instrumento para convidar as crianças a refletirem sobre tópicos relevantes, de forma lúdica.

Conheça nossa seleção de livros sobre ecologia

Os livros abaixo abordam o desmatamento, a preservação ambiental e o cuidado com nossos animais e plantas. Confira!

Asa de passarinho

1. Emoção da poesia

A abordagem de Asa de passarinho envolve crianças e adultos. Sob o olhar da infância, mas, ainda assim, profundo, seus poemas falam do cotidiano e dos elementos da natureza: pássaros, nuvens, rios, cachoeiras, árvores, estrelas.

Capa do livro Ada.

2. Imensidão da natureza

Em Ada, conhecemos uma menina que observa que sonha em voar pra ver o céu sem moldura. Quando viaja de avião, vê a expansão da cidade, do mar, dos rios, da floresta e das nuvens. Ao voltar do passeio, solta seu passarinho.

Cada um no seu lugar

3. Lugar reservado a cada ser vivo

Pessoas, animais grandes e pequenos, e até mesmo os mais ferozes e venenosos têm um lugar neste mundo. Cada um no seu lugar mostra que, mesmo com as diferenças, cada ser vivo merece cuidado e respeito.

Capa do livro Castelo de areia.

4. Histórias que ocorrem em uma praia

Depois que um menino termina de construir um castelo em uma praia, de areia macia e branquinha, aparece todo tipo de bichos. À noite, iluminados pelas estrelas, mais alguns chegam. Veja o que aconteceu em Castelo de areia.

Banzo - o pássaro mágico

5. Canto mágico dos pássaros

Banzo é um pássaro livre. Ele voa perto do mar e canta alegremente, até que, um dia, é aprisionado. Em Banzo – O pássaro mágico, um canto é capaz de acabar com os pesadelos e fazer com que as pessoas acordem felizes.

A B Z... bicho

6. Aliterações, assonâncias e jogos de palavras

Os poemas de A B Z… bicho são ora líricos e reflexivos, ora brejeiros e inusitados. Com cadência e emoção, o livro nos leva a conhecer um pouco mais sobre a vida de vários animais: búfalo, borboleta, urubu, vaca etc.

Livro Como natureza

7. Transformação, algo que faz parte da natureza

Um menino se encanta com a simplicidade e admira a paisagem que o cerca. Ele sonha em ter uma semente no umbigo, para que ela brote como raiz e vire árvore. Como natureza nos convida a refletir sobre as transformações da vida.

Estrela do céu - Estrela do mar

8. Encontro escrito nas estrelas

As imagens de Estrela do céu – Estrela do mar contam uma história em duas partes. Uma princesa, do alto de sua torre, se encanta com os pássaros, a luz e as estrelas. Depois, um príncipe planta uma trepadeira e chega até ela.

Era uma vez uma árvore

9. Vida que recomeça

Em Era uma vez uma árvore, debaixo de uma macieira, um menino come uma fruta. No dia seguinte, ele descobre que a árvore foi cortada. A semente da fruta, agora germinada, é plantada perto da antiga árvore, e nova vida começa.

Sapato perdido

10. Poesia sintonizada com a vivência infantil

A coletânea de poemas Sapato perdido revela a surpresa, a simplicidade, a lógica e o encantamento com as pequenas coisas. As ilustrações mostram elementos da natureza que, com cadência e beleza, dialogam com os versos.

O boto e seus amigos.

11. Boto curioso

Nascido no fundo do rio, em um local de águas claras e calmas, um boto cresce ao lado da mãe. Às vezes, sai para ver as coisas interessantes do rio, até que, um dia, volta desapontado. Descubra em O boto e seus amigos.

O menino e o rio

12. Busca por um rio limpo

Um menino vive diversas aventuras ao lado dos companheiros, à procura de um rio não poluído. Amizade, solidariedade, lutas, brincadeiras e descobertas: O menino e o rio alia a ficção à ciência, sem pieguice ou falso moralismo.

Onde canta o sabiá

13. Triste realidade

O começo de Onde canta o sabiá mostra uma bela floresta. Depois, vem o desmatamento. Com isso, os pássaros migram, em busca de um canto para viverem em paz. No entanto, os perigos na cidade cinzenta estão em todo lado.

Na ponta do lápis

14. Árvore que ganha vida

Em Na ponta do lápis, uma árvore desenhada em uma folha ganha vida, se levanta e acomoda toda a casa em seus galhos. O lápis, então, desenha uma escada de corda, para que um menino possa descer de sua casa na árvore.

Pum de peixe

15. Crítica bem-humorada

Uma menina ganha um boneco/gnomo. Na floresta, os dois vivenciam um sonho que conscientiza o leitor sobre a poluição de rios e matas. O título bem-humorado de Pum de peixe é uma referência ao mau cheiro do rio Tietê.

Capa do livro Quatro jabutis.

16. Vida dos jabutis

Onde os jabutis moram, como caminham, como dormem, com quem se parecem, o que comem, como convivem com os outros bichos? Quatro jabutis mostra como eles perpetuam a vida, escondendo seus tesouros sob a terra.

Capa do livro O sapulante viajante.

17. Viagem que atravessa o tempo e o espaço

Em O sapulante viajante, embarcamos em umaviagem inusitada, através do tempo e por diferentes lugares. Em alguns momentos, o jogo de palavras e imagens expõem algumas mazelas ambientais do passado e do presente.

Três pontinhos

18. Imaginação e criatividade infantil

Brincadeira e poesia se unem para abordar a capacidade de percepção das crianças. Três pontinhos é uma história de amor e liberdade sobre o homem e sua negligência para com o meio ambiente, a comunicação e a falta dela.

Vila da onça

19. Animais em processo de extinção

Por meio de técnicas variadas e imagens, Vila da onça mostra a luta de uma mãe e seu filhote. Eles vivem tranquilamente na floresta, até a chegada do bicho homem, que passa a ocupar seu espaço e promover a destruição.

Terra sem males

20. Terra dos índios

Em Terra sem males, índios relembram quando todos se respeitavam, viviam felizes e em paz. Com a chegada do Homem Branco, florestas foram derrubadas, os rios sujos envenenaram os peixes e as doenças se instalaram.

Conheça outros livros sobre ecologia

A literatura é muito mais do que um recurso didático, e os livros sobre ecologia do catálogo da Lê são capazes de atrair as crianças de todas as idades. Entre em contato e, juntos, vamos selecionar os melhores títulos.