Começou a Copa! Você quer que a emoção do futebol seja sentida pelas crianças? Saiba que a literatura tem o poder de levar o encantamento sobre inúmeros universos. Aqui, selecionamos três livros sobre futebol.
Mesmo sendo amado por pessoas no mundo inteiro, a paixão pelo esporte tem uma força especial no Brasil. Desde bem pequenininhas, nossas crianças acompanham de perto o time preferido e discutem igualzinho gente grande.
Historicamente, o futebol acelerou mais o coração de meninos do que de meninas. Felizmente, isso vem mudando cada vez mais.
O esporte aparece como pano de fundo ou elemento principal em ótimas histórias. Abaixo, confira nossas sugestões de livros.
Oportunidade para descobrir vocação
Em Marcado para bater, conheçaTaquinho. Desde pequeno, o menino é considerado desastrado. Já derrubou a banca de verduras, atropelou placas, quebrou ovos da prateleira do supermercado.
Seus pais tentam arranjar soluções, mas nada adianta, até que ele descobre o gosto pela bola e desenvolve seu talento. Foi treinando até acertar a posição e vê que sabe bater pênalti como ninguém.
Em um terreno baldio, ou melhor, no Estádio Futuro Promissor, o gol é feito de bambu, os barrancos servem como arquibancada. Boa parte da plateia é formada pelos operários da fábrica ao lado.
Taquinho parte para mais uma tarde de lutas e glórias. A partida está empatada e ele está pronto para bater um pênalti, quando avista seu pai perto da trave, com uma cara de “olhar-boletim”.
Ele abaixa a cabeça e espera a briga, quando ouve: “Pode bater, meu filho. Mostre a sua competência.” Acaba fazendo um golaço pra ninguém botar defeito e mostra ao pai que o seu destino estava escrito nas estrelas.
Fonte de dignidade para muitos brasileiros
É importante que o ambiente escolar motive o aprendizado e o desenvolvimento humano. O olhar atento dos educadores é capaz de captar os interesses dos alunos para torna-lo mais atraente e acolhedor.
“A criança amada, respeitada e apoiada é uma porta aberta ao conhecimento, independente do meio social a que pertença.” Quem diz isso é Maria do Carmo d’Oliveira, educadora, contadora de histórias e autora de A grande jogada.
Na época em que escreveu o livro, ela já tinha quase 30 anos de experiência em sala de aula. A vivência coordenando projetos para crianças e adolescentes com histórico de repetência e evasão escolar foi sua maior motivação.
Ainda assim, um problema maior é que, muitas vezes, os jovens e crianças têm outras questões em mente.
“Jogando me esqueço da fome (…) No campo, eu sou gente, com nome e amigos.” Por meio desse texto poético, conhecemos a história de uma criança com dificuldade de se manter na sala de aula, mas que ama o futebol.
Ciência do esporte
Luis Oswaldo Carneiro Rodrigues (LOR) não é apenas escritor e cartunista. É também especialista em Medicina do Esporte e professor de Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ele tem um estudo amplo abordando os efeitos do calor sobre a fadiga durante o exercício físico. Quando criança, em Lambari, torcia pelo Águas Virtuosas Futebol Clube.
Pois é esse o nome do time que enfrenta o Atlético Juanense em Cabeça fria é que faz gol. Na história, acompanhe os mistérios e surpresas vividos pelos dois times que disputam a final do campeonato infantil da cidade.
Em meio a um texto simples e bem-humorado, o livro faz divulgação científica. Assim, o leitor aprende sobre questões complexas como a termorregulação sem se dar conta disso.
Com base nas informações do texto, professores e alunos podem debater sobre as melhores práticas nas aulas de Educação Física. São atitudes e cuidados para antes, durante e depois de qualquer esporte.
O que você achou das nossas sugestões de livros sobre futebol?
Além de livros sobre futebol, o Grupo Lê tem no catálogo títulos para todas as idades, de vários gêneros, abordando diversos temas. Entre em contato e, juntos, vamos escolher o melhor da literatura para sua casa ou escola.