LOR é referência na literatura, no cartum e na… medicina!

LOR

Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (LOR) tem carreiras brilhantes em atividades que, à primeira vista, não possuem relação. Mas o artista-médico consegue uni-las de forma única!

Especialista em Medicina Esportiva, ele é membro titular da Academia Mineira de Medicina. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi professor na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Também na UFMG, criou o Laboratório de Fisiologia do Exercício. Pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi pesquisador bolsista sobre o tema.

Como professor, publicou artigos e orientou teses, dissertações e monografias. Quando aposentou, tornou-se voluntário no Centro de Referência em Neurofibromatose, do Hospital das Clínicas, e escreve no Blog do Dr. LOR.

E a outra carreira do Dr. LOR?

Desde 1973, LOR também é cartunista, com mais de 5 mil desenhos publicados. São charges, ilustrações e cartuns para os maiores jornais do Brasil, revistas, quadrinhos, livros de Ciências e cartilhas sobre saúde.

Para o artista, um termo que define bem esse seu lado é “desenho de humor”. Sobre seu amor por essa forma de arte, ele diz:

Três gatos no pico gelado da montanha, tentando alcançar a Lua, com ratos rindo. A lua cheia de, página 12. Imagem ilustrativa texto LOR.

“Eu saio da criação revigorado, sabe assim… com a sensação de que eu tô vivo. Que a vida vale a pena. É muito gostoso, mesmo que seja por encomenda. É o que eu também sinto quando escrevo.”

Essa paixão o levou a vários prêmios dentro e fora do Brasil. Entre eles, o Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional, em 2006.

Seus textos e desenhos costumam trazer críticas sobre diversos temas: contra a ditadura, a fome e a miséria, e a favor da preservação ambiental, da universidade pública, da educação popular e da construção da cidadania.

Ainda assim, LOR acredita que quem se dedica ao cartum não pode ser levado a sério. Aliás, ele tem uma boa definição sobre o que é o trabalho de quem faz humor:

“Eu vou apenas revelar pra você um lado do mundo, mas você já sabia dele, se não você não ria. Se for uma coisa tão inédita você não ri. Se você não achar que aquilo é verdade você não vai achar graça.”

Livros infantojuvenis escritos e/ou ilustrados por LOR

Quando suas três filhas eram crianças, LOR tinha o hábito de contar para elas histórias infantis, daquelas tradicionais. A família se divertia recriando os desenvolvimentos e os finais das histórias.

Bem, as filhas cresceram e, com o tempo, os netos é que passaram a desfrutar desses momentos. A seguir, confira seus trabalhos como escritor e ilustrador de livros infantojuvenis, alguns deles criados durante essas leituras.

Urso Fiote

Urso Fiote

Essa foi a primeira história inventada com as filhas, e a preferida da família. Gostaram tanto que resolveram publicá-la.

Nela, um urso precisa arrumar uma nova casa para morar. Andando pela mata, vê que muitos animais se sentem donos das coisas. Veja como ele passa a proteger os animais, as plantas, a água e toda a vida ali existente.

Capa do livro Cabeça fria é que faz gol!

Cabeça fria é que faz gol!

Uma história sobre os mistérios e surpresas envolvendo os jogadores de dois times que disputam o campeonato infantil da cidade.

O livro fala da importância da hidratação para a prática de atividades físicas. Com essas informações, professores e alunos podem debater sobre as práticas, as atitudes e os cuidados necessários com o corpo.

A Lua cheia de...

Coleção Gato Gaiato

Conheça três gatos muito espertos que, com raciocínio lógico, companheirismo e trabalho em equipe, aprendem a enfrentar diversas situações.

Fazem parte dessa coleção A lua cheia de…, O ladrão de comida e Três gatos e um peixe. São livros com texto em caixa alta, que desafiam a imaginação dos leitores que estão no início do processo de alfabetização.

Manual de sobrevivência em recepções e coquetéis com bufê escasso.

Manual de sobrevivência em recepções e coquetéis com bufê escasso

Aqui, temos um trabalho bem-humorado escrito pelo professor, cientista e ambientalista Angelo Machado.

LOR é o responsável pelas ilustrações do livro, que questiona os comportamentos dos convidados de festas elegantes. Texto e imagens ajudam a enxergar esses eventos como verdadeiras aventuras.

Trabalho de LOR e outros talentos no catálogo do Grupo Lê

Catálogo 2022

O Grupo Lê publica ótimos trabalhos de autores de textos e imagens, como LOR. Clique na imagem e confira a edição mais recente do nosso catálogo. Entre em contato e leve o melhor da literatura para sua escola ou para casa!