Marcelo Xavier trabalha com uma arte que encanta: a massinha

Marcelo Xavier com uma boneca de massinha.

Fazer bonecos e outras coisas com massinha parece ser fácil, não é? E é mesmo! Marcelo Xavier, artista autodidata, mostra isso nas oficinas de modelagem para crianças e professores que realiza pelo Brasil afora.

Criador de vários cenários, figurinos e adereços para espetáculos, ele também produziu, dirigiu e roteirizou vídeos, programas de TV e animações. O artista revela sua preferência pelos materiais que estão fora das muralhas da nobreza:

“Lápis de cor, papel, massa de modelar, isopor, caneta bic, spray. Gosto de sua disponibilidade, de seu despojamento, de sua despretensão. Procuro tê-los por perto como lição de simplicidade.”

Desde 1986, ele se dedica à ilustração tridimensional. Como assim, tridimensional? Isso nada mais é do que fotografar cenários em miniatura, com personagens e objetos feitos de massinha. Confira uma aula no vídeo abaixo.

Como surgiu a paixão de Marcelo Xavier pela arte?

Marcelo Xavier nasceu em 19 de maio de 1949, em Ipanema. Não aquela Ipanema famosa, mas sim uma cidade do leste de Minas Gerais.

Em Vitória, no Espírito Santo, passou boa parte da infância. Lá, a sua brincadeira preferida era fazer bonecos de barro, que ele deixava para secar ao sol e, depois, pintava com aquarela.

Aquelas criaturas eram os ancestrais dos seres de massinha que hoje povoam as ilustrações tridimensionais dos seus livros. “Difícil precisar em que ponto da vida a arte gruda na gente e não solta mais”, lembra.

Mais tarde, ele levou essa paixão para Belo Horizonte, onde se formou em Publicidade. Entre algumas funções que já desempenhou, estão: poeta, cronista, desenhista, publicitário, cenógrafo e figurinista.

Algumas de suas criações já foram vistas no Carnaval e em outras intervenções urbanas. “A cidade me fascina. A possibilidade de intervir em seu corpo é instigante”, declara.

Atualmente, ministra cursos para educadores em todo o Brasil. Neles, mostra como a arte e outras novidades pedagógicas são capazes de envolver os alunos e torná-los mais receptivos ao conteúdo.

Ele acredita que a arte cria cidadãos pensantes, criativos, autônomos e sensíveis. Ao longo dos anos, foram tantos encontros com alunos e professores, que o levaram à seguinte conclusão sobre as crianças:

“Posso garantir que elas sabem das coisas e das não-coisas. Crianças pensam com o coração, e têm soluções incríveis para todos os problemas.”

Conheça alguns trabalhos de Marcelo Xavier na literatura

Funcionária e chefe. Três Formigas Amigas, página 26. Imagem ilustrativa texto Marcelo Xavier.

Como autor, Marcelo Xavier cria textos, desenhos e projetos gráficos para diversos livros infantis. Na Oficina Mágica, seu ateliê, moram os personagens de massinha das suas histórias.

Algumas de suas obras foram traduzidas para outras línguas. Entre elas, recebeu prêmios e reconhecimentos de instituições relevantes para a literatura brasileira.

Só para citar algumas: Câmara Brasileira do Livro, Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Associação Brasileira de Escritores.

Para ele, “os livros são um encontro que o autor marca com o leitor, esperando que ele compareça. Se o encontro acontece, pode nascer uma forte ligação entre eles”. Confira alguns de seus trabalhos abaixo.

Meu amigo mais antigo.

Meu amigo mais antigo

Um menino conta sua história de amizade com alguém muito antigo. Esse amigo, sempre presente, tem a cara acesa e dourada. Ele é o Sol, que se esconde da chuva, espera o menino sair da sala de aula e é amado na praia.

Livro Três formigas amigas

Três formigas amigas

Acompanhe três amigas que resolvem abandonar a vida no formigueiro. Depois de uma viagem divertida e perigosa, chegam a uma praia. Lá, começam uma nova vida, acreditando na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

Truques coloridos.

Truques coloridos

Nesse livro, Marcelo Xavier é o responsável pelas imagens. Crianças descobrem as artimanhas de um mágico cheio de truques coloridos. Ele faz as pessoas chorarem, depois as consola, desperta o amor, provoca raiva e medo.

Andarilhos.

Andarilhos

Aqui, Marcelo Xavier fez o texto. Ego, Dúvida e Queixa são cães que caminham rumo à felicidade. Por meio da metáfora, o livro nos convida a refletir sobre os sentimentos, as buscas do ser humano e o intrincado jogo da vida.

Marcelo Xavier e a Esclerose Lateral Amiotrófica

Há algum tempo, uma doença obrigou Marcelo Xavier a andar de cadeira de rodas. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) compromete a força dos músculos e afeta as funções físicas.

Essas restrições não limitaram sua força vital: a arte. Ele diz: “Quando você perde esses predicados físicos, a sua vaidade vai perdendo terreno. E vai ganhando o espírito, o seu estado espiritual.”

Embora não tenha cura, tratamentos com medicamentos e terapias ajudam a retardar a evolução da doença e a minimizar o desconforto. Ainda assim, os custos têm trazido uma exaustão financeira para a família.

Você pode participar da vaquinha para ajudar Marcelo Xavier e família neste link. Além disso, criamos uma página especial só com obras que o artista escreveu ou ilustrou. Parte do dinheiro das vendas vai diretamente para essa campanha.