A boa leitura é essencial para o exercício pleno da cidadania. Ela leva à apropriação dos conhecimentos em vários campos e, consequentemente, à qualidade de vida. Veja como o projeto literário pode contribuir.
Os índices do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) são os mais relevantes sobre a qualidade da educação no mundo. Assim como outras pesquisas, eles expõem as carências do ensino no Brasil.
O problema fica exposto na hora de ler uma notícia, assinar um contrato, seguir instruções ou reunir documentos. Mesmo entre alfabetizados, há dificuldades para entender, interpretar e ter uma postura crítica frente ao que se lê.
Sem criar significados, as pessoas não fazem deduções nem correlacionam as informações que vêm de outras fontes. A seguir, confira como a adoção de um projeto literário ajuda a reverter esse quadro.
1. Construção de repertório
Em um cenário ideal, os alunos são leitores autônomos. Ou seja, eles leem por conta própria, mesmo que a escola não peça.
Para isso, é fundamental que o professor faça um acompanhamento de perto. Afinal, ele pode ajudar os alunos a entenderem o que estão lendo e a descobrirem do que mais gostam.
Um projeto literário visa democratizar o acesso à cultura, e a leitura de qualidade amplia o repertório de mundo. Por meio dela, muitos passam a querer conhecer outras leituras, culturas e formas de expressão.
2. Desenvolvimento da linguagem
Os textos literários podem ser trabalhados em sala de aula para estudos sobre as regras e as possibilidades da língua.
Uma das funções mais conhecidas da escola é dar aos alunos o domínio da linguagem. Isso leva à ampliação do vocabulário e do conhecimento sobre a variedade de estruturas gramaticais que existem.
É possível desenvolver capacidades que são valiosas, inclusive, fora dos muros da escola, como ler, escrever, ouvir e falar. O convencimento, a argumentação e a defesa de pontos de vista são habilidades levadas para a vida adulta.
3. Atividades interdisciplinares
É importante saber se comunicar com os estudantes em mais de um nível. Além da contribuição evidente nas aulas de Português, um bom projeto literário dá espaço para que surjam atividades interdisciplinares interessantes.
Claro, os livros didáticos não deixam de ser importantíssimos. No entanto, as obras de literatura podem gerar atividades envolventes como debates, apresentações e trabalhos em grupo.
Períodos históricos, origens, classes socioeconômicas e mentalidades são abordados de modo mais empolgante do que nos meios tradicionais.
4. Experiências ricas
Muitas vezes, a repetição e a padronização da rotina escolar tornam as aulas tediosas para os jovens. Por isso, é importante ter no calendário escolar atividades que rompem com a rotina e, consequentemente, são mais atrativas.
A literatura está presente no cinema, na televisão, na publicidade e nas redes sociais. É por isso que ela pode servir de ponto de partida para experiências inesquecíveis, tanto para professores como para alunos.
É possível criar uma agenda cultural rica, com eventos que promovem um contato maior com a literatura ao longo do ano.
5. Biblioteca como parte da rotina
Um dos principais objetivos da implantação de um projeto literário é desenvolver o hábito de leitura entre os estudantes.
Uma boa medida é que a biblioteca não fique localizada em um canto escondido da escola, cheio de burocracias para pegar um livro emprestado. Pelo contrário, o espaço deve ser o mais convidativo possível.
Algo que acontece em muitas escolas é a visita semanal à biblioteca. Normalmente, essa visita ocorre na sexta-feira, quando todos escolhem um livro para levar para casa e lerem durante o fim de semana.
6. Estímulo à escrita
A escrita é uma bela forma de expressão. Por meio dela, os jovens e crianças desenvolvem as próprias capacidades socioemocionais.
Pensando nisso, a biblioteca pode ser vista como mais do que um local onde os livros ficam guardados. Ela é também o cenário perfeito para atividades lúdicas e interativas de leitura e escrita.
Na verdade, a curiosidade, a imaginação e a criatividade como um todo podem ser estimuladas. Assim, os alunos se comprometem e, consequentemente, adquirem maior protagonismo no processo do próprio aprendizado.
7. Autoestima dos alunos
A leitura de qualidade pode levar ao sucesso em todas as matérias, o que leva a uma autoimagem positiva.
Essa confiança na própria capacidade de aprendizagem é valiosa não apenas para a vida escolar, mas para o futuro profissional e pessoal. Pelo contrário, as dificuldades no aprendizado levam à autossabotagem.
Compreender uma obra nacional ou internacional altamente respeitada faz com que os alunos tenham um sentimento real de realização pessoal. Dessa forma, eles se sentem mais confiantes e são motivados com mais facilidade.
Tenha um projeto literário de qualidade em seu município!
Ao fazer um projeto literário, é importante saber escolher os melhores títulos. Também é preciso levar em conta a variedade de estilos, a identificação com o cotidiano dos alunos e a adequação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Por isso, quero te convidar a conhecer o Cidade Leitora. Essa é uma iniciativa do Grupo Lê com secretarias de educação de municípios do Brasil inteiro.
A adesão pode ser feita pela aquisição de kits literários, com livros para os alunos levarem para casa. Outra possibilidade são os kits próprios para os educadores e bibliotecas das escolas do município.
Você tem interesse em levar um bom projeto literário para o seu município e não sabe por onde começar? Vamos falar sobre o Cidade Leitora por um dos canais que estão aí acima. Juntos, vamos formar cidadãos leitores!