Brincar no quintal é ótimo em dias quentes. Confira 10 sugestões

Que pai, que mãe não quer que os filhos larguem um pouco o celular e o computador? Usados adequadamente, esses aparelhos até são bons. No entanto, também podem levar à falta de interesse pelas atividades ao ar livre.

As brincadeiras no quintal não podem ser deixadas de lado. Afinal, elas estimulam todos os sentidos, a atividade física, o aprendizado mais ativo, os vínculos sociais e o desenvolvimento pleno.

Confira as dicas a seguir e não se esqueça de levar bonés e passar protetor solar em todos!

1. Brincar de corrida de obstáculos no quintal

Não importa se o espaço que você tem é grande, médio ou pequeno. Com criatividade, e tendo a segurança de todos em mente, dá para fazer uma verdadeira olimpíada em casa.

Para fazer os obstáculos, você pode riscar o chão com giz ou fazer marcações com bambolês e fita crepe. Quanto mais obstáculos na pista, mais divertida a brincadeira!

2. Que tal uma corrida de três pernas?

Essa opção é para quem quer um pouco mais de emoção na corrida. Determine uma linha de chegada e forme pares entre as crianças.

A perna direita de um participante deve estar amarrada à esquerda da sua dupla. Dado o sinal, todos devem correr até a linha de chegada, sem cair ou soltar as pernas amarradas.

3. Mestre mandou, um clássico divertidíssimo

Escolha alguém para ser o mestre, a quem os demais devem obedecer. Essa pessoa diz “o mestre mandou” e completa com uma ordem específica.

Só continuam na próxima rodada aqueles que conseguirem obedecer à ordem dada, e o último que sobrar é o novo mestre. Ah sim, a ordem só precisa ser obedecida se começar com “o mestre mandou”.

4. Cada macaco no seu galho

Crianças em brinquedos no quintal. Imagem ilustrativa texto brincar no quintal.

Essa é ótima forma de brincar no quintal com várias crianças. Uma delas deve ser escolhida como o caçador, que fica no meio, e as outras são os macacos, que vão girando em volta.

Quando o caçador gritar “cada macaco no seu galho”, todos devem correr e procurar um lugar para subir (pode ser até uma cadeira). O caçador só pode pegar quem estiver no chão.

5. Vivo ou morto?

Essa é outra opção perfeita para fazer com muita gente. Escolha quem deve começar como líder. Ao dizer “morto”, os demais se agacham; “vivo”, todos se levantam.

Quem se confundir é eliminado e o último que sobrar é o próximo líder. O mais legal é ir acelerando os comandos aos poucos, ou então, falar “morto” depois de uma sequência de “vivos”.

6. Preparar e estourar bolhas de sabão

Perceba que, aqui, você está conferindo um monte de sugestões atemporais. E, por várias gerações, as bolinhas de sabão têm encantado as crianças.

O bom de brincar no quintal é que não tem problema jogar água e sabão no chão. Além disso, há mais espaço para correr atrás das bolhas. Neste outro post, confira algumas receitas para bolhas gigantes, mais brilhantes e duráveis.

7. Montar um acampamento na grama

Não importa se você tem uma casa com sala e quartos grandes, que dão espaço para todo tipo de brincadeiras.

Para os pequenos, dormir em um lugar que não seja a cama delas já é uma grande aventura. Se for do lado de fora de casa, então, melhor ainda! Deixe que passem o dia na barraca, brincando, lendo e fazendo um piquenique.

8. Se refrescar em um banho de mangueira

Crianças brincando com água. Imagem ilustrativa texto brincar no quintal.

Crianças adoram tudo que evolva água, e o banho de mangueira é uma ótima pedida para a hora de lavar o quintal, o carro, o tapete ou aguar as plantas.

Elas vão adorar ajudar, enquanto você aproveita para uma atividade refrescante, sem desperdício. Para que se divirtam ainda mais, leve baldes, pistolas de água ou até mesmo improvise com borrifadores.

9. Brincar de caça ao tesouro no quintal

Toda criança gosta de brincar de exploração. Pensando nisso, promova uma aventura em casa, escondendo brinquedos e outros objetos pelo quintal.

Aqui vai uma dica “de ouro”: se houver um objeto dourado ou prateado, os pequenos facilmente associarão com algo valioso. Para ficar mais interessante, faça um mapa, indicando onde esse tesouro está escondido.

10. Começar uma horta caseira

Criar uma horta em casa é uma atividade capaz de unir ainda mais crianças e adultos. Além de ser uma brincadeira, com o tempo, se torna algo para estimular o senso de responsabilidade.

Ensine a plantar, adubar a terra, regar, podar as mudas… Depois disso, as crianças ficarão orgulhosas de comer algo que elas mesmas ajudaram a plantar. Ah sim, também é um incentivo para que comam verduras!

Todo mundo pode brincar no quintal!

Claro, muitas brincadeiras sugeridas aqui também podem ser feitas dentro de casa e até em apartamentos.

Ainda assim, o bom de brincar no quintal são o espaço e a liberdade que isso proporciona. Também pode ser na casa da vovó, na área comum do condomínio ou no parque mais próximo.

Além de brincar no quintal, as possibilidades de locais e atividades são infinitas. Você tem alguma dica? Então, use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte!