Carnaval com crianças será mais legal se seguir essas 12 dicas

Hoje, você verá algumas dicas que separamos para quem quer aproveitar o Carnaval com as crianças. Divirta-se, com a tranquilidade de que os pequenos terão o conforto e a segurança que merecem.

Com seus desfiles, fantasias, marchas e brincadeiras, a festa é, sem dúvida, a maior manifestação de cultura popular que temos aqui no Brasil. Por isso, é importante que todos o vivenciem.

No entanto, por medo, muitos não levam os filhos pequenos, ou ainda, deixam de curtir a festa em família. Afinal, é muito tempo debaixo de sol, em ruas lotadas. Aí, ficam só em casa, vendo os stories dos amigos.

Mas a verdade é que todo mundo pode ir para a folia! Confira nossas dicas.

1. Veja se o bloco é próprio para crianças

Menina fantasiada de fada. Imagem ilustrativa texto Carnaval com crianças.

Procure saber se o lugar que você quer ir é adequado para o público infantil. Não precisa ser, necessariamente um bloquinho das crianças, mas que tenha um perfil mais familiar e que ocorra de dia.

Saiba que blocos oficiais passam por ruas fechadas à circulação de veículos. Além disso, têm acesso a banheiros. Se for a um local fechado, procure saber se é bem ventilado. Chegando lá, veja onde ficam as saídas de emergência.

2. Respeite o limite dos pequenos

Para evitar o cansaço antes da hora ou a desidratação, assim que chegar ao local, procure uma área com árvores e sombra. Leve um lençol ou toalha em que vocês possam se sentar.

As crianças podem até estar animadas para ir à festa, mas podem acabar se cansando bem antes de você. Se notar que estão ficando com sono ou irritadas, é hora de leva-las para casa.

3. Prefira as fantasias leves e confortáveis

Evite peças com elástico ou partes mais apertadas. O ideal são os tecidos leves e que respiram, como o algodão. Se tiver um chapéu ou boné que combine com o look, melhor ainda.

Quanto ao calçado, ao mesmo tempo que deve ser confortável, precisa ser firme. Caso tenha alguma peça que possa causar desconforto, que seja algo que dê para tirar facilmente. Por via das dúvidas, leve uma troca de roupa.

4. Não coloque muitos adereços

Usar acessórios demais pode acabar ficando um tanto desconfortável para quem só quer saber de brincar. Cordões e correntes, por exemplo, podem se prender em algum lugar ou marcar a pele.

Aliás, procure não colocar adereços como miçangas, contas, botões e ornamentos pequenos. Crianças menores podem colocar essas peças no nariz, na boca e até mesmo engolir.

5. Escolha bem as maquiagens e tintas para rosto e cabelo

Menina suja de tinta no Carnaval. Imagem ilustrativa texto Carnaval com crianças.

A pele dos pequenos também merece cuidados especiais. Alguns tipos de tintas podem deixá-la mais sensível. Caso haja alguma irritação, hidrate e procure um lugar mais ventilado.

Use produtos próprios para rosto e cabelo, que possam ser dissolvidos com água e não tenham álcool. Em pouca quantidade e que não seja próximo aos olhos e à boca. Chegando em casa, lave com água e sabão, sem esfregar.

6. Leve uma garrafinha de água

Essa é uma época do ano que, quando não chove, faz muito calor. Por isso, leve uma garrafa térmica. Ainda assim, os pequenos estarão muito entretidos na brincadeira, então, não espere que eles peçam água.

Em vez disso, ofereça água (que pode ser de coco, que tal?) ou um suco natural, mais ou menos, de meia em meia hora. A propósito, a boa hidratação também é fundamental para as mães que estão amamentando.

7. Prepare um lanche saudável

Não é interessante fazer uma grande refeição antes de ir para a rua, mas sim um lanchinho light. Se possível, leve uma bolsa térmica. Para recarregar as energias no calor, o ideal são as frutas, biscoitos e sanduíches naturais.

Essa é, inclusive, uma boa maneira de economizar e não ter de comprar comida na rua. A festa pode até ter pipoca e outras guloseimas, mas evite os salgados e outras comidas com taxa alta de calorias ou gorduras.

8. Não se esqueça do protetor solar

Bem, esse é um hábito que deve fazer parte de qualquer passeio, independentemente da época do ano. Como você viu, a pele das crianças é mais sensível. Portanto, escolha um protetor, no mínimo, de fator 30.

Passe antes de sair de casa e leve o protetor para poder reaplicar a cada cerca de duas horas. Dependendo do caso, passe repelente também. Se for conveniente, leve um guarda-chuva e use para proteger do sol.

9. Cuidado com confete, serpentina e espuma

Confete e serpentina. Imagem ilustrativa texto Carnaval com crianças.

Confetes brilhantes de alumínio podem ser cortantes. Portanto, prefira os de papel. Ainda assim, explique às crianças que elas não podem jogar confete na boca ou enrolar a serpentina no pescoço das outras pessoas.

Também não devem jogar espuma em direção ao rosto delas. Pensando nisso, o melhor mesmo é evitar todo tipo de spray. Muitos deles podem causar irritações na pele e alguns são até inflamáveis.

10. Fuja das aglomerações

Evite acabar se preocupando mais em ficar de olho ou procurar onde estão do que com a diversão no Carnaval com as crianças. A verdade é que, por mais que a gente queira, não dá para controlar o comportamento de multidões.

Aliás, as próprias crianças são imprevisíveis. Nos blocos que arrastam muita gente, elas se perdem facilmente. Em locais muito cheios, pode ser que haja empurra-empurra e é perigoso alguém cair e se machucar.

11. Fique sempre por perto

Em lugares cheios, é importante manter as crianças o tempo todo onde você possa vê-las. Se possível, permaneçam de mãos dadas. Caso precise ir ao banheiro, só as deixe com outra pessoa que já estava com você antes.

Um cuidado interessante é colocar uma pulseira, crachá ou outro adereço com o nome da criança, além do seu nome e número de celular. Assim, qualquer adulto que a localizar poderá comunicar facilmente.

12. Se afaste das caixas de som

O som alto pode deixar as crianças irritadas facilmente. Com isso, elas acabam se cansando mais rápido do que de costume. Dependendo do caso, é bom até que usem um protetor de ouvido.

A bateria e o palco são muito legais e tudo bem se quiserem ver de perto. Apenas tome o cuidado de não permanecer junto dos trios elétricos ou das caixas de som por muito tempo.

Bom Carnaval com as crianças!

Ícones redes sociais

Seguindo as dicas acima, o seu Carnaval com as crianças será o mais tranquilo possível. Acompanhe o Grupo Lê nas redes sociais e confira nossos conteúdos feitos para todos que se preocupam com o melhor para os pequenos.