Quebra-cabeça desenvolve uma série de habilidades. Confira 10 delas

Mãos no quebra-cabeça.

O quebra-cabeça é mais do que um passatempo divertido. Afinal, o jogo envolve memória, pensamento lógico, reconhecimento de padrões, coordenação motora fina, noção espacial e percepção visual.

Todas as habilidades que você verá aqui podem ser aproveitadas em vários campos da vida infantil. Na verdade, elas são carregadas por toda a vida e são úteis nos desafios típicos da idade adulta.

Há especialistas que afirmam, inclusive, que o jogo ajuda no processo de amadurecimento e na resolução de questões psicológicas. Abaixo, veja alguns benefícios.

1. Distrai em qualquer ocasião

O quebra-cabeça é uma forma de se divertir naqueles momentos em que não há companhia. É uma ótima atividade para um dia chuvoso, por exemplo. Ainda assim, dá para brincar com toda a família ou um grupo de amigos.

2. Desenvolve o pensamento estratégico

Close de peças de quebra-cabeça.

Não é à toa que o jogo tem esse nome! Brincando, a criança elabora e reformula teorias, além de testar hipóteses. Ao perceber o que funciona, o que dá errado e o que pode ser feito para corrigir, ela desenvolve sua estratégia.

3. Mostra a importância da organização

Uma das vantagens do quebra-cabeça é que dá para brincar em uma mesa ou no chão. Ainda assim, o fato de as peças estarem espalhadas e misturadas mostra, subjetivamente, a necessidade de que haja uma organização.

4. Aproxima a família e os amigos

O quebra-cabeça possui várias possibilidades em relação ao tamanho, números de peças e tema. A interação que ocorre ao montá-lo de forma colaborativa torna a atividade ótima para aproximar as pessoas.

5. Aprimora a noção de comparação

Ao analisar os espaços que estão vazios e procurar as peças que faltam, a criança estabelece relações entre os formatos, cores e desenhos. Com esse olhar mais atento, ela exercita sua capacidade de observação e comparação.

6. Desperta a criatividade

A intuição é desenvolvida quando a criança começa a prever os desdobramentos e antecipar os resultados. Para solucionar o desafio, é necessário criatividade, “pensar fora da caixa”. Nesse caso, literalmente!

7. Ajuda no controle da ansiedade

Ao mesmo tempo que exercita o cérebro, o quebra-cabeça pode ser uma atividade relaxante. Montá-lo exige atenção, foco e paciência. Por isso, a brincadeira pode ser uma grande aliada para controlar a ansiedade.

8. Melhora a autoestima

Menina montando quebra-cabeça.

A autoestima e a autoconfiança dão força para que uma pessoa assuma desafios e a não desista deles no meio do caminho. Além disso, o orgulho e a satisfação de conseguir superar um desafio são únicos.

9. Desenvolve habilidades sociais

Em grupo, as crianças descobrem a necessidade de discutirem amigavelmente e de se apoiarem para atingir um objetivo em comum. Além disso, todos observam as estratégias uns dos outros e aprendem um pouquinho com elas.

10. Oferece uma alternativa aos aparelhos eletrônicos

Como diria aquele grande poeta, “clássico é clássico e vice-versa”. Mesmo no mundo digital em que vivemos, o quebra-cabeça tem o seu lugar e continua fazendo sucesso. Ainda assim, há versões on-line em vários sites de jogos.

Como as crianças de cada idade brincam de quebra-cabeça?

O contato com esse tipo de jogo já pode começar desde bebê, com jogos de cerca de quatro peças. O adulto pode ajudar a criança de dois a três anos, montando e desmontando o jogo novamente.

A quantidade de peças e, consequentemente, o nível do desafio crescem à medida que a criança fica mais velha. A partir dos cinco anos de idade, ela já consegue montar sozinha um jogo com um número razoável de peças.

Com dez anos, o raciocínio lógico e a noção espacial já estão mais desenvolvidos. Por isso, a criança já é capaz de encarar um modelo mais complexo. Um em 3D, por exemplo, pode ser uma boa!

A verdade é que o quebra-cabeça é interessante para pessoas de todas as idades. Você conhece outras brincadeiras capazes de trazer benefícios cognitivos e emocionais? Use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte!