Como escolher livros para escola: 20 questões para você

Três meninas na biblioteca. Imagem ilustrativa texto projeto literário.

A leitura desenvolve a linguagem, a criatividade, o raciocínio, a inteligência emocional… Pensando nisso, é importante saber muito bem o que avaliar e como escolher os melhores livros para levar para a escola.

Na hora de selecionar os títulos que vão ampliar ou renovar o acervo, é preciso ir além das capas mais chamativas.

Também é fundamental buscar um equilíbrio, ou seja, conseguir atender tanto a proposta educacional da instituição quanto os interesses dos alunos.

Claro, os professores, aqueles que lidam diretamente com os estudantes no dia a dia, precisam ter suas opiniões ouvidas. A seguir, veja os questionamentos que você deve fazer antes de conhecer as obras de literatura que vai adotar.

1. Qual é o perfil da escola e dos alunos?

Vivemos em um país plural e, sendo assim, cada região tem uma realidade, com necessidades e demandas específicas.

Pense se as obras estão de acordo com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da sua escola. Veja como se relacionam com os conteúdos do programa.

2. Como a literatura pode fazer parte do ensino?

É comum que nas histórias dos livros estejam inseridos tópicos importantes para o aprendizado dos alunos.

Mulher lendo para crianças. Imagem ilustrativa texto como escolher livros para escola.

Ao assimilar e incorporar esses ensinamentos, eles se tornam mais marcantes. É assim que as histórias ficam na memória e são levadas para a vida toda.

3. Quais são as diretrizes da BNCC?

A Base Nacional Curricular (BNCC) indica quais aprendizagens são essenciais para os estudantes das escolas de todo o Brasil.

Saiba que as competências e habilidades descritas no documento oficial podem ser exploradas mais facilmente por meio da literatura.

4. Preço é o critério principal?

Ao pensar na forma mais adequada de como escolher os livros para a sua escola, ter o preço como maior parâmetro pode ser um erro.

Livros baratos demais costumam ser feitos com material inferior e se desgastam no manuseio do dia a dia. Em pouco tempo, precisam ser repostos.

5. Suas aulas podem se tornar mais dinâmicas?

A literatura oferece possibilidades de atividades mais leves e lúdicas, quebrando a sisudez dos livros exclusivamente didáticos.

Usados em sala de aula, as obras literárias engajam e tornam as aulas mais dinâmicas. Consequentemente, mais atrativas.

6. Como despertar o gosto pela leitura?

O ideal é que as crianças e os jovens se tornem leitores autônomos, ou seja, aqueles que leem porque gostam, não porque a escola manda.

Um bom exemplo de como aproximar quem ainda não descobriu o prazer de ler é procurar obras que viraram filme.

7. É importante oferecer variedade?

Disponibilize uma quantidade boa de gêneros, estilos e temas abordados. Além de ampliar o repertório, essa é uma forma de manter o interesse dos alunos.

Crianças segurando livros. Imagem ilustrativa texto letramento.

Eles precisam ter acesso a poesia, humor, romances, biografias, literatura em cordel, mistério, dramas adolescentes, quadrinhos, clássicos da literatura etc.

8. Qual a importância de conhecer obras contemporâneas?

Poder apresentar as obras que atravessaram a barreira do tempo é ótimo. No entanto, tome cuidado para não escolher somente os títulos consagrados.

A linguagem desconectada do mundo dos alunos é algo que afasta. Essa distância pode acabar reforçando aquela ideia da leitura como uma obrigação.

9. Como é a capacidade de leitura dos alunos?

Tanto as leituras muito complexas quanto as que não oferecem desafios são desestimulantes. Estamos falando de algo que vai além de idade e ano escolar.

É preciso que as linguagens, as estruturas e a complexidade dos textos estejam de acordo com a maturidade leitora dos estudantes.

10. Quais autores já têm a qualidade do trabalho reconhecida?

Alguns escritores e ilustradores são notáveis por suas obras. Observe se algum nome conhecido aparece entre as opções da sua lista de adoção.

Ainda assim, tenha cuidado: não se baseie no seu gosto pessoal nem busque certos títulos só porque estão na moda ou nas listas de mais adotados.

11. Alfabetização pode ser mais significativa?

Para as crianças da creche, a leitura compartilhada, feita em voz alta, tem um papel importante no processo de aprender a ler e a escrever.

Por isso, avalie se os livros têm o potencial de proporcionar experiências cativantes de mediação de leitura.

12. Há margem para trabalhos interdisciplinares?

Uma mesma obra pode servir de ponto de partida para trabalhos de Português, Geografia, História, Educação Artística etc.

Professora mostrando livro a alunos. Imagem ilustrativa texto como escolher livros para escola.

Por isso, enquanto decide como escolher livros de literatura para a sua escola, avalie se eles abrem possibilidades para atividades em várias disciplinas.

13. Como as histórias podem ser mais imersivas?

Para se identificarem, os leitores precisam encontrar personagens que passam por experiências, sentimentos e descobertas semelhantes a eles.

Essa é uma forma de se importarem com o que acontece a eles nas histórias. Portanto, procure obras com protagonistas de idade próxima à dos alunos.

14. É importante conhecer a si e ao mundo?

A literatura pode trazer o desejo de conhecer o mundo ao redor e além. Estamos falando de estimular a curiosidade e a imaginação.

Isso vale, inclusive, para alunos do ensino médio. Procure obras que convidem tanto à autodescoberta como ao contato com outros contextos socioculturais.

15. Quais formas de linguagem precisam ser exploradas?

As linguagens artísticas, corporais e verbais são de grande valor. Sendo assim, avalie se os livros convidam a refletir sobre as diferentes formas de expressão.

A propósito, lembre-se de que os livros de imagem e os quadrinhos podem fazer parte de qualquer fase da educação, inclusive, o ensino médio.

16. Literatura estimula o pensamento crítico?

Muitos livros podem servir de base para trabalhar conceitos de formação cidadã, além de debates com toda a turma.

Por isso, procure histórias com dilemas, diversidade de ideias e outras situações que convidem ao pensamento crítico e à argumentação.

17. Pluralidade étnico-cultural é um assunto relevante?

Um tópico cada vez mais em voga na nossa sociedade é a pluralidade cultural e étnica. Por isso, procure livros que enriqueçam a experiência dos alunos.

Menina lendo livro na biblioteca. Imagem ilustrativa texto como escolher livros para escola.

Varie entre obras clássicas e contemporâneas, e entre autores que pertençam a diferentes culturas do Brasil e do mundo.

18. Como a tecnologia está presente na vida dos alunos?

Observe se os livros estão de acordo a realidade atual. Afinal, as crianças de hoje em dia são cercadas pela tecnologia desde o dia em que nascem.

O uso adequado tem um grande potencial no desenvolvimento infantil. Por isso, é importante que as inovações estejam incorporadas ao ensino.

19. Os livros possuem manual do professor?

As obras que fazem parte de ações do governo, como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), costumam ser acompanhadas de um guia do professor.

Neles, você encontra sugestões de atividades e leituras complementares, além de debates que podem ser feitos com a turma.

20. Os livros estão disponíveis em versão digital?

Em muitos casos, você consegue baixar as obras e seus manuais do professor em versão digital antes mesmo de decidir pela adoção.

Nessas análises minuciosas, feitas com antecedência, você vê se consegue se inspirar com as possibilidades que cada livro oferece.

Chegou a hora de escolher os livros para a sua escola!

Antes de nos despedirmos, saiba que você já pode fazer o pedido das obras literárias para o ano que vem. Conheça os nossos livros do PNLD 2022 e preencha a ata da escolha.

Não deixe para depois, pois o prazo é limitado! Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado na avaliação mais certeira de como escolher os melhores livros para levar a sua escola.